Notícias
Mais de 25 mil atendimentos nos ambulatórios especializados do Hospital Nina Rodrigues
Referência no atendimento a pacientes com transtornos mentais, o Hospital Nina Rodrigues (HNR), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece uma série de serviços voltados para a assistência a esse público. Um deles é o serviço ambulatorial, que só este ano já realizou 25.192 atendimentos nas mais diversas áreas.
O Hospital Nina Rodrigues disponibiliza ambulatórios especializados em psiquiatria geral para adultos, psiquiatria infantil, psiquiatria geriátrica, transtornos do humor e transtornos da ansiedade. Um novo ambulatório especializado em transtornos alimentares está em fase de implantação.
A diretora geral do HNR, Ana Gabrielle Romanhol, explica como funciona o fluxo de atendimento ambulatorial na unidade. “O paciente que está no seu primeiro atendimento deve chegar no ambulatório portando os documentos de identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço e o encaminhamento médico por escrito”, explica.
Na parte ambulatorial, o hospital disponibiliza consultas em clínica médica, psiquiatria e neurologia; e atendimento multiprofissional com profissionais da assistência social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicanálise e nutrição.
Pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo elogiam o atendimento oferecido pela unidade de saúde. “Cheguei a ficar internada por um mês no Hospital Nina Rodrigues, hoje recebo acompanhamento médico uma vez por mês para acompanhamento da evolução do tratamento e renovação das minhas receitas médicas. Meus médicos têm auxiliado muito bem na minha recuperação, só tenho a agradecer”, afirma a técnica de enfermagem Bárbara Ingrid Araújo, de 30 anos.
Sentimento compartilhado pelo autônomo Rilton Pereira da Silva, 42 anos. Ele é pai do Davi Costa, 10 anos, que realiza acompanhamento quinzenal no Hospital Nina Rodrigues há cerca de seis anos.
“Meu filho foi diagnosticado com autismo e atraso mental e desde os quatro anos de idade realiza acompanhamento aqui no Nina. Não tenho nada a reclamar sobre o atendimento que o meu filho tem recebido aqui, nós não precisamos enfrentar filas para marcar as consultas, pois quando saio da consulta com ele já posso agendar a próxima. Ele já evoluiu muito ao longo desses anos de tratamento, hoje ele é mais sociável e menos estressado”, ressalta Rilton Pereira.
Além dos ambulatórios especializados na área da saúde mental, o Hospital Nina Rodrigues (HNR) oferece ainda serviços de pronto atendimento de urgência e emergência psiquiátrica, enfermaria de curta permanência, enfermaria clínica e enfermaria de pacientes judiciais.