Qt4ONm

Programa de Transplante do Maranhão

A Central Estadual de Transplantes do Maranhão – CET/MA, sediada em São Luís/MA, foi inaugurada em agosto de 1999, com a função de organizar, coordenar, regular e fiscalizar todo o sistema de transplantes em âmbito estadual. Após a publicação da Portaria GM/MS 2600/2009, que aprovou o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), houve a necessidade de reestruturação do funcionamento da rede de transplantes de órgão no Estado. Foi criado, o Sistema Estadual de Transplantes do Maranhão (CET/MA) em 2002.

A partir deste marco histórico, a gestão de todo o Sistema ficou a cargo da CET/MA, que passou a planejar e executar políticas públicas que visam ao aprimoramento dos processos de doação e transplante. Em outubro de 2023 foi instituída a primeira Organização de Procura de Órgãos (OPOs), situada em São Luís, com atribuição dar apoio às instituições que compõem a rede de doação e transplante de órgãos e tecidos, em substituição às centrais regionais de transplantes. Atualmente a CET/MA, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é responsável por toda a estruturação da rede de doação e transplantes de órgãos e tecidos no estado e pelo desenvolvimento de suas políticas e iniciativas.

Com o início do Programa de Aceleração de Transplantes em agosto de 2023, houve uma significativa melhora nos indicadores da CET/MA. Em 2022, o Maranhão apresentava o segundo pior índice de doadores efetivos no ranking brasileiro – 1,7 por milhão de habitantes do estado. Em 2024 o estado registrou 56 doações efetivas de múltiplos órgãos, o maior número desde a implantação da Central Estadual de Transplantes (CET), representando um aumento de 366% em comparação com 2022. Assim, o estado subiu 13 posições no ranking nacional e  agora tem a taxa de 8.2 doadores a cada 1 milhão de pessoas.

A Política de Aceleração de Transplantes do Maranhão foi dividida em três fases. A primeira consistiu na reorganização da Rede Especializada com a expansão do número de comissões hospitalares de transplantes e parcerias para divulgação e incentivo à doação. A segunda fase é caracterizada pela regionalização e interiorização da rede com a abertura de 21 novas comissões de transplantes, sendo 6 destas no interior do Estado, como no Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão (Caxias), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro) e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, além de Imperatriz e Santa Inês.

O objetivo foi de efetivar a política para diagnóstico de morte encefálica e doação em todo o Estado do Maranhão. Foram ainda inauguradas a primeira comissão hospitalar de transplantes pediátrica no Hospital Juvêncio Mattos, posteriormente no Hospital da Criança, bem como o primeiro centro transplantador de córneas do interior, já em funcionamento na cidade de Imperatriz.

A terceira e última fase é o controle de auditoria e qualidade, cujo foco será zerar a fila de espera por um transplante no estado e a otimização dos processos. As unidades transplantadoras do Maranhão realizam transplantes de rim, córneas, fígado, coração e tecido músculo esquelético, e, mais recentemente, medula óssea. O ano de 2024 se encerrou com o credenciamento dos transplantes de rim e fígado pelo Hospital Dr Carlos Macieira e de medula óssea pelo Hospital Universitário.

Outros avanços:

  • Utrapassamos a marca de 3.500 transplantes de córneas em 25 anos de Central Estadual de Transplantes (CET/MA);
  • Credenciamento do Hospital Dr. Carlos Macieira para realização de transplantes de rim e fígado.
  • Inauguração do Centro Transplantador Allume, em Imperatriz, com a realização plena de transplantes de córneas.
  • Credenciamento do Hospital HUUFMA para realização de transplantes de medula óssea pelo SUS.     

MAIS INFORMAÇÕES:

FILA DE TRANSPLANTES NO MARANHÃO (disponível neste link)

TRANSPLANTES REALIZADOS NO MARANHÃO (disponível neste link)

Hospitais credenciados no SUS para transplantes de órgãos:

Hospital Dr Carlos Macieira – CEMARC – (98) 3311-7070

Hospital Universitário Presidente Dutra – Realizado por meio da CEMARC do município de São Luís – (98) 3212-2801

Central de Transplantes – (98) 98424-6434 – centraldetransplantes@saude.ma.gov.br

Fluxo de acesso do paciente com necessidade de transplante ao ambulatório de

pré-transplante no SUS;

 

Coordenação: Hiago Sousa Bastos – Chefe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – hiagosb.med@gmail.com