Notícias
Educação e Saúde seguem com a Campanha de Incentivo à Vacinação nas escolas públicas do Maranhão
- 18 de outubro de 2022
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Destaques Notícias Sem categoria
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da vacinação e atualização da carteira vacinal e reduzir o percentual de crianças e adolescentes não-vacinadas, bem como ampliar o diálogo com familiares e redes de apoio sobre a importância da imunização. Com estes objetivos, segue a ‘Campanha de Incentivo à Vacinação no Maranhão’, lançada pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (SES), na segunda-feira (17).
Nesta terça-feira (18), foi a vez das creches Centro Integral de Educação Infantil Creche do Centro (Rua Rio Branco) e Centro Integral de Educação Infantil Creche Liberdade (Liberdade) receberem as equipes de vacinação. Além das crianças, a multivacinação é aberta aos pais e responsáveis, funcionários, professores e gestores das escolas estaduais.
Enzo Pinheiro, de 4 anos, que é aluno da Creche da Liberdade, tomou as vacinas contra Poliomielite, Febre Amarela e a DTP, contra Difteria, Tétano e Coqueluche. O pequenino já sabe a importância de receber as doses de saúde.
“É para ficar forte e atacar os monstros. Foi muito legal, nem doeu!”, disse Enzo, que só perdeu a coragem na hora de levar a picadinha da DTP na coxa.
“É importante para proteger as nossas crianças das doenças como a paralisia infantil. E isso é muito importante, estar sempre ali atento”, disse Vitor Hugo Miranda Pinheiro, pai de Enzo, que atualizou a carteira de vacinação do filho e a dele próprio.
“É muito bom quando a escola traz a vacinação porque muitas vezes a gente não tem dinheiro para pagar transporte para levar nos postos. Assim a gente vacina os filhos e ainda aproveita para se vacinar”, disse Maria de Jesus Martins da Costa, mãe de Erick Vinicius da Costa, de 4 anos.
“Para nós, a campanha de vacinação na creche, ela amplia o nosso conceito de cuidado, a perspectiva de cuidar da criança na sua integralidade. A saúde é um dos pilares do cuidado. E este é um espaço para que a comunidade também seja atendida. A gente conseguiu mobilizar os pais e as famílias a se engajarem conosco, pois a vacinação é para todos: dos bebês até os adultos. É muito bom quando o espaço educacional pode apoiar uma ação de saúde”, pontuou Marcia Porto, gestora geral da Creche da Liberdade.
“Essa é, também, uma campanha de conscientização sobre a importância de vacinarmos as nossas crianças, os nossos adolescentes, nossos jovens. Essa campanha de multivacinação começa pelas creches, vai para o Iema Bilíngue, e vai chegar às demais escolas. Mas, é importante que os gestores escolares conversem com seus alunos, orientem sobre a importância de todos se vacinarem”, enfatizou Eliziane Carneiro, supervisora de Gestão Escolar da Seduc.
Baixa cobertura
Em 2022, a cobertura vacinal em crianças de zero a um ano foi a menor se comparada aos últimos cinco anos. De todas as vacinas disponíveis, apenas com a BCG o Maranhão alcançou o percentual de 51,27%. Com as demais, a cobertura não chega a 50%. O Programa de Imunização no Brasil disponibiliza mais de 45 imunobiológicos de forma gratuita, distribuídos em salas de imunização nos 217 municípios maranhenses.
“Sem a vacinação no índice necessário, estamos colocando em risco as nossas crianças, porque doenças que estavam erradicadas, estão voltando. Então, precisamos reforçar entre os pais a necessidade da vacinação. O nosso objetivo é manter as nossas crianças e suas famílias imunizadas, protegidas de doenças que podem ser evitadas. Então, as vacinas previnem contra doenças, que inclusive podem levar a óbito. Se a gente não vacina, está suscetível ao adoecimento. Quando incentivamos a vacinação queremos promover prevenção e saúde por meio das vacinas”, destacou Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Imunização do Estado.