Notícias
Vacina para Todos: Governo leva campanha de multivacinação para o bairro da Liberdade, em São Luís
O Governo do Maranhão segue fortalecendo as ações de imunização no estado com a campanha de multivacinação. Neste sábado (31), moradores do bairro da Liberdade, em São Luís, foram beneficiados pela iniciativa executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Praça do Viva, no período das 8 às 17 horas, com acesso a 20 imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Presente na ação, a assessora especial da secretaria adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Mayrlan Avelar, disse que a iniciativa acontece no final de semana em pontos estratégicos onde há maior circulação de pessoas.
“Nós estamos convocando pessoas de todas as idades, em especial aquelas consideradas mais vulneráveis, a saber as gestantes, puérperas, idosos e as pessoas imunossuprimidas, para que busquem os stands. A campanha é de multivacinação, porém chamamos atenção para a Influenza, que atualmente está com uma taxa apenas de 44% de cobertura vacinal, por isso é muito importante que a população esteja atenta e atualize sua carteira de imunização”, pontuou Mayrlan.
A campanha de multivacinação iniciou nesta sexta-feira (30 de agosto) e tem como público pessoas de todas as idades. O objetivo é ampliar o número dos vacinados, principalmente, crianças, adolescentes, idosos e gestantes. Para ter acesso ao imunizante, o indivíduo deve estar portando carteira vacinal e um documento oficial de identificação com foto.
A programação de imunização acontece aos fins de semana, sempre em locais de grande movimentação. Na oportunidade, é ofertada à população as vacinas contra: influenza, hepatite B, VIP (doença evitada: poliomielite), VOP (doença evitada: poliomielite), rotavírus (doença evitada: diarreia por rotavirus), penta (doença evitada: hepatite B, difteria, tétano, hemophlius tipo B), pneumo-10 (doença evitada: pneumonia), meningo C (doença evitada: meningite) e febre amarela.
Mical Xavier, de 40 anos, recebeu a vacina contra covid-19. Acompanhada da filha, Maria Gabriela Batalha, de 20 anos, que se vacinou contra influenza, ela comentou a iniciativa. “Eu acho que foi bem pensado por parte da secretaria. Descentralizar e trazer até a comunidade, porque num sábado como esse, geralmente seria para descansar, mas a gente está trabalhando bem mais, então ter a oportunidade de vir aqui rapidinho e fazer o uso dessa vacinação é de extrema importância”.
Luzelinda de Santos Silva tem 65 anos mora em Alcântara e aproveitou que estava pelo bairro para garantir a dose contra covid-19 e tétano. “Saio daqui mais aliviada e com a sensação de segurança. As pessoas que ainda não se vacinaram deveria vir e não ter medo. Inclusive eu tenho pessoas em casa que tem meio receio de se vacinar. Mas é muito bom, sempre eu falo pra eles. É bom tomar vacina porque pelo menos a gente fica sabendo que a gente tá imunizado”.
A mobilização promovida pelo governo acontece de forma descentralizada em quatro pontos estratégicos. Neste sábado, no bairro da Liberdade; também no mesmo dia e no domingo (1⁰), na Praça do Foguete, na Lagoa da Jansen, das 16 às 22h; além da Praça da Cidade Operária e no Espigão Costeiro (Península), ambos das 16h às 20h, porém o último exclusivamente no domingo.