Notícias
SES encerra campanha Agosto Dourado com ações de incentivo ao aleitamento materno
Com direito a “mamaço”, roda de conversa e reforço das ações de incentivo ao aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou o encerramento, nesta quinta-feira (31), da campanha Agosto Dourado, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), localizada no bairro Cohab/Anil I, em São Luís (MA).
“Mamaço” é o nome de um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, geralmente ao ar livre, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes. A campanha Agosto Dourado simboliza o aleitamento materno e a importância do principal alimento para os bebês, o leite materno, que é categorizado como padrão ouro, por ser o alimento mais completo, por conter os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do recém-nascido. Com a presença de profissionais da saúde e famílias atendidas na maternidade, o evento contou com depoimentos e troca de experiências sobre o aleitamento materno.
Luana Barbosa Nunes, de 20 anos, teve sua primeira filha, Agnes Vitória, com 38 semanas, no dia 6 de agosto. “No início foi bem difícil conseguir alimentar meu bebê, pois ela aceitava somente um lado e logo meu seio teve fissura, mas as profissionais vinham aqui e me orientavam. E isso fez a diferença”, disse.
A enfermeira Juliana Amaral Bergê reforçou a importância da campanha para incentivar o aleitamento e orientar a rede de apoio sobre os benefícios da amamentação. “O aleitamento materno é o alimento padrão ouro que tem todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês de vida de forma exclusiva”, reforçou.
No alojamento conjunto, a equipe da MACMA realiza visitas diárias a beira leito para prestar a assistência relacionada a amamentação. “A gente orienta mãe sobre a importância do aleitamento exclusivo e seus benefícios que somente o leite materno proporciona. Na MACMA, nós temos a sala de apoio e amamentação – é um local para orientar a pega e o posicionamento [para facilitar a amamentação]. E lembramos que amamentar evita o desmame precoce, doenças comuns na infância, além de reduzir a taxa de mortalidade infantil”, completou a enfermeira Juliana Amaral.
O leite materno é o padrão-ouro da alimentação. A amamentação também contribui com o desenvolvimento do sistema imunológico e ajuda na proteção de várias doenças: diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.