Notícias
Investimentos do Governo do Estado promove melhorias de infraestrutura e em saúde na Casa de Apoio Ninar
O Governo do Estado investe em melhorias na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA). O equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) passa por melhorias de infraestrutura e de assistência aos paciente e familiares atendidos na unidade da rede estadual de saúde. Nesta quinta-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, dialogou com os familiares e acompanhou os avanços das melhorias implementadas.
“Iniciamos as atividades desta quinta-feira dialogando com os pais e mães de crianças atípicas atendidas pela Casa de Apoio Ninar. O encontro serviu para darmos a devolutiva sobre os avanços das melhorias estruturais, de atendimento e, também, reforçar que, avançar nessas metas é um compromisso nosso e do governador Carlos Brandão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Acompanhada da mãe, dona Glória Helena Cordeiro Dominices, de 60 anos, Giuliana Dominices Rocha, de 24 anos, é mãe da Jade Helena Dominices Silva, de oito anos. A criança diagnosticada com microcefalia em decorrência do Zika vírus é atendida na Casa de Apoio Ninar desde o início das atividades do serviço. Durante a reunião, Giuliana destacou o quanto a gestão estadual tem ouvido as necessidades dos pais na busca por melhorias.
“Para a gente é muito importante ver a seriedade e a agilidade também em todo o processo da Casa de Apoio, na questão de contratação de profissionais, até porque a demanda está só aumentando com novos pacientes. A gente vê agora cuidado em mostrar as etapas da reforma da Casa, as devolutivas da SES, do secretário Tiago. Eu acho que isso aí deixa a gente bem mais tranquilo porque a gente sabe que o processo é delicado, é longo, mas sabendo que eles estão ali todo o tempo à frente, se colocando no nosso lugar, isso é algo muito importante”, destacou Giuliana.
Glauciane Gonçalves Moraes, de 36 anos, é mãe de duas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acolhidas na Casa de Apoio Ninar e comentou a iniciativa de diálogo por parte do Governo do Estado. “Mostra para as outras mães que os pedidos que estão sendo feitos estão sendo atendidos, porque ele está vindo, ele está mostrando, ele está conversando. Eu como mãe atípica já notei que teve algumas mudanças, então para mim está sendo de suma importância”.
Entre as obras que estão em execução, destaque para a criação do abrigo de resíduos; ampliação de consultórios e farmácia; instalação do painel de chamadas; reforma dos dormitórios; readequação dos setores de coordenação de enfermagem, equipe multidisciplinar e supervisão de atendimento; reestruturação da acessibilidade de áreas comuns, restruturação da Cozinha Amiga, entre outras.
As providências referentes à estrutura da unidade estão sendo tomadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a partir dos estudos de viabilidade técnica para execução da ampliação dos ambulatórios, a revisão da rede elétrica e a melhoria da acessibilidade no local.
De acordo com o secretário adjunto de Gestão Setorial da Sinfra, José Ribeiro Lima, que esteve presente na reunião, a avaliação foi bastante positiva. “Fomos convocados para alinhar os pontos que ficaram demandados na primeira reunião, e apresentar o nosso cronograma das etapas que já recebemos da engenharia da SES. Seguimos aguardando novos projetos de outros setores para que a gente possa dar continuidade e ir desenvolvendo as ações conforme a entrega dos mesmos”, explicou.
Também participaram da reunião a superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços da SES, Priscila Barros; o coordenador do Departamento de Atenção Multidisciplinar da SES, Gustavo Costa; o superintendente de Engenharia da SES, Erick Feques; a diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, Danielle Falcão; a diretora assistencial da Casa de Apoio Ninar, Ana Caroline Vasconcelos Arnaud; a supervisora de Obras da Saúde da Sinfra, Maria Freire; o engenheiro Civil da Sinfra, Luccas Heluy; a coordenadora da equipe técnica do Instituto Acqua, Gleyciane Dias Dutra; a supervisora técnica do Instituto Acqua, Marília Graziele Barros; e os responsáveis pelo setor de Engenharia do Instituto Acqua, Mirna Mesquita e Vitor Valiere.