Notícias
Governo do Maranhão realiza Dia D da campanha Novembro Azul, em Raposa

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu o Dia D da campanha Novembro Azul, no município da Raposa, nesta segunda-feira (17), reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde integral do homem.
A ação levou atendimentos em nutrição, saúde bucal, Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B também foram ofertados, além de vacinação e atividades voltadas ao diálogo com a comunidade masculina da região.
O pescador Manoel Edmilson Penha, de 70 anos, aproveitou a mobilização para buscar orientação nutricional, já que enfrenta dificuldades no controle da diabetes. “Isso aqui é bom demais. É o que a gente precisa. Para quem tem mais idade, então, é um benefício grande”, afirmou o pescador.
A campanha também buscou dialogar com homens que não têm o hábito do cuidado contínuo. O pescador Francinaldo Ferreira, de 37 anos, reconheceu que só procura atendimento quando está passando mal. “Eu sou ruim para ir ao médico, vou só nas últimas. A pessoa acha que está bem por fora, mas por dentro não sabe. Uma ação como essa faz a gente repensar e correr antes”, disse Franinaldo.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro, destacou que a campanha Te Cuida Homem reforça cuidados ao longo de toda a vida masculina, com foco no diagnóstico precoce e na prevenção.
O Dia D foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A secretária municipal de Saúde, Raidênia de Oliveira, explicou que o Porto do Braga foi escolhido para facilitar o acesso do público-alvo. “Aqui é onde os pescadores chegam para descarregar o pescado. Trouxemos a ação para perto deles, para conseguir alcançá-los. Contamos com o apoio do Governo do Estado para ampliar os serviços oferecidos, inclusive com exame de PSA e atividades educativas”, afirmou a secretária.
Entre janeiro e agosto deste ano, o Maranhão registrou 251 mortes por câncer de próstata e 16 por câncer de pênis. Houve ainda 575 internações por neoplasia maligna da próstata, segundo dados do SIH/SUS. Os números reforçam a necessidade de prevenção, foco central das ações da campanha Novembro Azul.