Notícias
Dia D da Saúde e Nutrição é realizado na Creche do Centro, em São Luís
- 5 de abril de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (5), o Dia D da Saúde e Nutrição, na Creche do Centro, em São Luís. A atividade faz parte da Semana de Nutrição e Saúde, iniciada na segunda-feira (1º) no Maranhão.
“A criança bem alimentada hoje é o adulto saudável de amanhã. É desde o início da vida que precisamos educar o paladar para fomentar qualidade de vida com saúde. Na área educacional, o impacto é um melhor aprendizado e desenvolvimento, resultando em menos déficits que poderiam prejudicá-la durante todo o seu percurso de vida; seja educacional, familiar, como também na parte cultural e até mesmo no lazer”, disse o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.
A atividade promovida pela SES contou com a parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social (Sedes). Para este ano, a meta foi aliar educação e saúde como fomentadores de uma cultura mais saudável, a fim de que as crianças aprendam sobre a importância da ingestão de alimentos orgânicos frescos, tais como frutas e verduras.
Durante os cinco dias de estratégia, foi trabalhado o tema “Nutrição e saúde com alimentos da nossa terra”, como forma de exaltar os alimentos regionais do Maranhão, a exemplo das frutas, verduras e as preparações culinárias.
De acordo com o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho, a iniciativa foi pensada a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, cuja base da alimentação deve ser composta pelos alimentos in natura e minimamente processados.
“O incentivo à alimentação saudável fortalece a adoção de hábitos mais saudáveis e livre do consumo de alimentos ultraprocessados, que são prejudiciais à saúde por conterem substâncias como aditivos e outras, além de quantidades elevadas de açúcar, sal, gordura, etc. O resultado de uma alimentação mais saudável é a diminuição de doenças e agravos nutricionais como a obesidade, sobrepeso, carências nutricionais, assim como o diabetes, hipertensão e outras”, pontuou Leudimar Carvalho.
Presente na ação, a assistente pedagógica da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Conceição Alencar, afirmou que a iniciativa buscou envolver também o ensino fundamental e o médio. “Nosso objetivo é ter resultados positivos, e sabemos que a educação infantil é uma fase de extrema importância. Trazer esses hábitos saudáveis para a criança, para que ela possa levar para casa, para a sua família, é imprescindível”.
Creche
A Creche do Centro foi inaugurada pelo Governo do Estado em 2022 e conta com cerca de 80 alunos matriculados, na faixa etária de 1 a 4 anos. No local, as crianças fazem três refeições diárias – lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, com um cardápio elaborado pela equipe de nutrição da Seduc.
A nutricionista do Banco de Alimentos, que também integra a equipe da Creche do Centro, Fatiana de Araújo, ajudou as crianças a prepararem um cupcake natural fazendo uso de ingredientes que são facilmente encontrados na casa do maranhense. Na receita, estão produtos regionais como batata doce, farinha de aveia fina, ovos e maçã picada.
“Queremos que as crianças possam degustar alimentos saudáveis de uma forma lúdica, e assim eles serem adicionados no cardápio em casa. A alimentação saudável tem que começar desde o nascimento, e com criança começamos a trabalhar de uma forma que eles consigam manipular o próprio alimento como um atrativo a mais. Até porque, muitos estão acostumados com a alimentação industrializada”, compartilhou Fatiana.
Representando o Programa Saúde na Escola, a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Adriana Motta, afirmou que a ação serviu para potencializar o que acontece no território maranhense. “O Dia D está acontecendo em todo o Maranhão com mobilização a nível escolar. Acreditamos que o público-alvo está nas escolas, e é a partir dele que iremos alcançar o ambiente familiar”, frisou.
Para a gestora geral da Creche do Centro, Daniele Veras, quando o assunto é nutrição infantil, a sociedade precisa ser a principal incentivadora das boas práticas. “Vivemos em meio a um contexto de enlatados e embutidos, mas aqui na creche nós tentamos fugir disso. Nós oferecemos um cardápio livre de açúcar e de gordura artificial, em diálogo com os pais e responsáveis, como um trabalho de formiguinha, pois acreditamos que é plantando que se colhe uma vida saudável”.
Além da Creche do Centro, a mobilização atuou em apoio aos 217 municípios, para que os profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), bem como coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), educadores e professores, estimulem as ações educativas dentro do território, quer seja na unidade básica (UBS) ou dentro das escolas.