Notícias
CAPS AD Estadual promove atividade alusiva ao Outubro Rosa e de promoção da saúde mental
No mês alusivo à prevenção do câncer da mama e da saúde mental, o Centro de Atenção Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), unidade que integra a rede de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove ações educativas para prevenção da saúde física e mental.
Na última quarta-feira (11), “Dia Internacional da Saúde Mental”, o CAPS AD Estadual reuniu pacientes assistidos na unidade e os profissionais de saúde. A programação reuniu desde palestra com informações sobre o câncer, os cuidados com a saúde mental e como orientações sobre os riscos do uso de drogas. No local foi montado espaço de beleza, assim como escuta ativa com psicóloga e terapeuta ocupacional.
“Assim como o Dia Internacional da Saúde Mental é lembrado pela mobilização de esforços no apoio àqueles que enfrentam transtornos mentais, o Outubro Rosa também deve ser observado pela ótica psicoemocional. Assim, organizamos o momento para que os pacientes cuidem da mente como devem cuidar do corpo, aliando o equilíbrio psicológico diante das circunstâncias da vida com prevenção ao câncer de mama, que pode afetar tanto as mulheres como os homens”, disse coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A paciente Jacyara Rufino, de 36 anos, se disse renovada na ação. “O tratamento aqui tem me ajudado a ficar mais equilibrada, a controlar mais as minhas ansiedades e me sentir bem comigo mesma. A atividade de hoje contribui para levantar a nossa autoestima e a melhorar o meu comportamento”, disse.
O profissional liberal Maxwell Almeida, de 43 anos, reforçou as vantagens de aliar cuidado entre corpo e mente. “Se eu pudesse definir em uma palavra do que tenho vivido, com certeza seria ‘esperança’. A forma como estou sendo cuidado está me ajudando com a ansiedade, mas além dos medicamentos e dos profissionais, estar trabalhando e ir à igreja são o que mais têm mantido a minha cabeça ocupada e contribuído para ficar equilibrado”.
Atualmente o CAPS AD Estadual atende 185 pacientes, destes, 15 seguem em regime de internação na Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), serviço de ressocialização que atende indivíduos que estejam em condições de vulnerabilidade social e/ou familiar, ocasionadas pelo consumo de álcool, crack e outras drogas.
Prevenção
De acordo com a enfermeira e especialista em Saúde Mental do CAPS AD Estadual, Ivanice de Sá, a atividade teve como objetivo despertar para o autocuidado. “Os fatores de risco para o surgimento do câncer é o uso abusivo de álcool, obesidade e o sedentarismo. Quando falamos em tratamento em saúde mental, sabemos que quem faz acompanhamento psiquiátrico tem a propensão a negligenciar a sua saúde física, daí a importância de abordar as temáticas com todos os públicos e de forma interligada”, destacou.