Notícias
Transparência: boletim diário mostra com detalhes os números da Covid-19 no Maranhão
O mundo inteiro corre contra o tempo para monitorar a crise provocada pelo novo coronavírus em busca de saídas e políticas eficientes para combater a pandemia. No Maranhão não é diferente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem divulgando diariamente um dos mais detalhados boletins epidemiológicos do país sobre a Covid-19.
O relatório é diário e contém dados essenciais sobre a doença, para que a população, imprensa, profissionais de saúde e gestores públicos possam dimensionar a escala de contágio no estado e definir medidas para enfrentar o Sars CoV-2 (nome biológico do agente infeccioso).
O Boletim Epidemiológico Covid-19 da SES é rico em detalhes. O relatório apresenta todos os dias o número de casos confirmados no estado de forma esmiuçada.
Além de apontar quantas pessoas diagnosticadas com a enfermidade permanecem em isolamento domiciliar, o número de pacientes recuperados e de vítimas fatais, o balanço diário indica quantos pacientes seguem em internação em enfermarias e UTIs (seja da rede pública ou privada).
O boletim também relata o quantitativo de testes já realizados e revela os números da doença por município, bem como o percentual de infectados por gênero e por faixa etária.
Dados diversificados e atualizados
O volume de informações sobre o novo coronavírus garantiu ao boletim maranhense destaque nacional na transparência de dados sobre a doença.
Segundo levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização sem fins lucrativos que semanalmente afere o índice de transparência da Covid-19, o Boletim Epidemiológico da SES está entre os sete melhores do país, com bom nível de transparência. Em uma escala de 0 a 100, no último levantamento da OKBR, divulgado nesta quinta-feira (23), o Maranhão obteve 79 pontos.
Para a OKBR, o Maranhão cresceu no ranking ao “inserir no painel informações de casos separados por bairro na região metropolitana da capital” (http://www.saude.ma.gov.br/painel-atualizado-covid-19/).
A versatilidade do boletim da Covid-19 vai além. O documento ainda aponta a evolução do contágio no estado, a curva de letalidade, o número de profissionais da saúde infectados (entre confirmados, recuperados e óbitos), a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria (no interior e em São Luís).
O boletim também conta um relatório de mobilidade comunitária, com gráficos baseados em dados do Google Maps que refletem o fluxo de pessoas em locais como lojas, farmácias e pontos de embarque de passageiros, após a adoção de decretos estaduais com medidas para estimular o distanciamento social.
Para o secretário de Políticas Públicas do Maranhão e médico sanitarista, Marcos Pacheco, o boletim epidemiológico do estado “é um dos melhores do país”. Ele integra o Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão e avalia que essa base de dados é essencial para o planejamento de políticas públicas contra a infecção.
“O boletim epidemiológico do Maranhão procura mostrar todos os dados possíveis e que possam dar a máxima clareza do contexto real e global no estado. Todo o planejamento assistencial que tem sido desenvolvido é feito a partir da qualificação de todos esses dados epidemiológicos”, afirma Pacheco.
O boletim completo da Covid-19 no Maranhão está disponível diariamente no site www.saude.ma.gov.br.