Notícias
População do Anjo da Guarda recebe atendimento em saúde durante ação social
Profissionais de saúde de diversas especialidades que atuam nos hospitais Nina Rodrigues e Aquiles Lisboa atenderam, neste sábado (7), a comunidade da área Itaqui Bacanga, que concentra mais de 60 bairros. Os atendimentos ocorreram em parceria com o Projeto “Cuidando de Vidas”, de autoria do deputado estadual Fábio Macedo, cujo foco é cuidar da saúde mental e clínica das pessoas. A edição itinerante ocorreu no Centro de Ensino Vicente Maia, no bairro do Anjo da Guarda.
“Estamos oferecendo os serviços da rede de saúde mental estadual, que é o foco do projeto. Aqui temos atendimento com o médico psiquiatra, técnicas de relaxamento, avaliação e de estresse, entre outros, com os profissionais do Hospital Nina Rodrigues e todos os equipamentos da rede estadual de saúde”, explicou a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol.
Na ocasião, o Hospital Nina Rodrigues, referência em saúde mental, e o Hospital Aquiles Lisboa, referência no tratamento da hanseníase, disponibilizaram seus profissionais de saúde para atender a população com consultas com dermatologista, pediatra, clínico geral, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, testes rápidos HIV/AIDS e Hepatites, aferição de pressão/glicemia. A chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental, Isabelle Rêgo Araújo, acompanhou a ação.
“Esse projeto itinerante leva atendimento de saúde para os bairros, em especial a saúde mental, que historicamente tem o acesso coberto de mitos. Agradeço o apoio do secretário Carlos Lula que disponibilizou a estrutura da SES para atender essa população”, destacou o deputado Fábio Macedo.
Os pacientes atendidos que precisam de acompanhamento médico foram inseridos no sistema estadual de saúde e completarão os tratamentos psiquiátricos no Hospital Nina Rodrigues e ambulatoriais no Hospital Aquiles Lisboa.
“Também estamos fazendo a busca ativa da hanseníase e se algum paciente for identificado com a doença já sairá daqui com a medicação e com o referenciamento feito para o Hospital Aquiles Lisboa”, explicou o diretor geral do HAL, Raul Fagner.
A empregada doméstica Geiliane Campos Nunes, de 39 anos, soube da ação por meio de uma amiga e foi cedo consultar com o clínico geral. “Vim para fazer consulta com o clínico geral, fazer exames e pegar encaminhamento para outros profissionais de saúde que estou precisando faz um tempo. A gente vê uma oportunidade simples e fácil como essa e não pode perder”, contou. Ela aproveitou ainda para atualizar a carteira de imunização e fazer os testes rápidos.
Quem também buscou atendimento médico foi a aposentada Marcilene Barbosa Silva, de 63 anos, moradora do Anjo da Guarda. “Vim consultar com o dermatologista, pois estou com umas manchas na pele. Estava passando na praça e soube desse atendimento aqui e vim logo”, contou.
João Câncio, de 63 anos, morador há 43 anos do Anjo da Guarda, também aproveitou para consultar e atualizar o cartão de vacina. “Essa ideia é muito boa, vir aqui no nosso bairro que tem tanta gente precisando de médico, de medicação e aqui nessa ação tem tudo”, disse.