Notícias
Maranhão é destaque durante Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental
Com ações sobre os contaminantes químicos em área de garimpo e a produção de filtros sustentáveis, o Maranhão ganhou destaque durante o II Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, realizado em Brasília. Promovido pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), do Ministério da Saúde, o evento celebrou os 20 anos da Saúde Ambiental no Brasil, além de reunir representantes de todo o país para apresentar experiências exitosas, bem como as novas ferramentas de atuação na área.
Em sua segunda edição, o Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental discutiu temas sobre a exposição por agrotóxicos, o desenvolvimento sustentável, as diretrizes de atuação em surtos. Tudo isso é feito visando a integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, com a participação de setores de todo o Brasil, cada um compartilhando suas experiências exitosas e ações realizadas. O encontro aconteceu entre 20 a 22 de novembro.
A comitiva maranhense esteve representada pelo chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Afonso Henriques de Jesus Lopes; o engenheiro químico e responsável pelo Programa de Vigilância em Saúde de População Exposta a Agrotóxicos (VSPEA) da SES, Wendell dos Santos Monteiro; a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Pirapemas, Michelle Mota; e o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de Açailândia, Clodoaldo da Silva Cardoso.
Representando a Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no evento em Brasília, o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Afonso Henriques de Jesus Lopes, apresentou projetos de oficinas autogestionadas.
Atualmente, a SUVISA do Maranhão está firmando parceria com o Estado do Pará para um trabalho na linha fronteiriça entre os estados, com ênfase com foco no combate de uso de agrotóxicos. De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Silva Diniz, o Maranhão tem elaborado uma sequência de agendas visando a elaboração do Plano de Enfrentamento para uso racional do mercúrio em áreas de garimpo.
“A ação da SES tem sido na redução dos agravos, de forma a orientar e fortalecer a estrutura dos municípios localizados próximos a área de garimpo. Com isso, também queremos que eles estejam prontos para identificar os casos de intoxicação por mercúrio, garantindo o fluxo de atendimento dentro da rede pública municipal e estadual, a fim de que o trabalhador tenha garantida uma linha de cuidado apropriada”, afirmou Edmilson.
Além desta investida, a SES tem trabalhado em conjunto com os municípios a construção dos Planos Municipais de Enfrentamento de Inundações e Estiagens, preparado em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). Dessa maneira, os 20 municípios elencados como prioritários nestas duas frentes deverão ter suas linhas de atuação organizadas, a fim de que a resposta dos trabalhadores seja mais qualificada.
A participação exitosa do Maranhão no evento nacional abordou questões que envolvem Saúde do Trabalhador, Segurança do Trabalho, Saúde Ambiental e garimpo. O estado também foi destaque por ações de sustentabilidade com o Projeto “Água Pura Todo Dia – Filtro Sustentável”, idealizado pela a coordenadora da Vigilância Ambiental do município de Pirapemas, Michelle Mota. A iniciativa é uma solução alternativa de água própria para o consumo, de baixo custo, para famílias carentes e que garante qualidade de vida aos beneficiados.
“Essa homenagem é de grande relevância para o estado do Maranhão como forma de fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental no Estado. Mostra o compromisso que a gestão tem com a saúde da população, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo as vigilâncias municipais”, compartilhou a coordenadora Michelle.