Notícias
Hospital Presidente Vargas reforça recomendação de testagem na abertura da campanha Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho, que dá sequência às ações do Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro, fará ações educativas e de sensibilização em unidades de saúde e locais públicos. O Hospital Presidente Vargas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referência neste tipo de atendimento, realizou nesta segunda-feira (2) a abertura da campanha, cujo tema é “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“É um reforço de todas as atividades que desenvolvemos ao longo do ano referente à prevenção e acompanhamento. Toda pessoa que tenha tido, em algum momento da vida, uma relação sexual sem prevenção deve procurar as unidades que fazem o teste rápido. O diagnóstico precoce e tratamento adequado faz com que a carga viral fique indetectável”, afirmou a diretora geral do hospital, Leyna Melo Lima.
A campanha será realizada dentro da unidade com ações educativas e testes rápidos. Soma-se a isso a ida de técnicos do ambulatório especializado a outras unidades do Estado para ministrar palestras a pacientes, acompanhantes e profissionais sobre acolhimento de pessoas vivendo com o HIV/Aids.
Convivendo com o vírus há quatro meses, uma mulher que não quis ser identificada contou que melhorou muito sua saúde desde que começou a tomar a medicação, ganhou peso e energia, contudo ainda padece com o preconceito. “Quando descobri, o mundo acabou, nada fazia mais sentido. Depois fui tendo sabedoria, foram me explicando. Mudou algumas coisas, dá pra viver com a doença”, contou.
Mais de 6 mil pacientes convivendo com HIV/Aids estão em acompanhamento regular no hospital, que tem equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, dentre outros. Além disso, no local estão acessíveis estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).
A juventude será o principal alvo da campanha Dezembro Vermelho 2019, da SES, lançada no domingo, na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. No Maranhão, de 1985 a outubro 2019, foram registrados 21.288 casos da doença. Também no estado, de junho de 2014 a dezembro de 2017, foram registrados 826 novos casos neste público.
A programação do Dezembro Vermelho inclui ainda ações no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo (dia 4), Hospital Dr. Adelson de Souza Lopes, na Vila Luizão (10), Hospital Dr. Carlos Macieira (12), Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (13) e Hospital do Câncer (12). As UPAS de São Luís também participam.
No interior do estado, o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, fará capacitação interna, de 9 a 13 de dezembro, com os colaboradores sobre o tema; o Hospital Regional de Timbiras ofertará palestras e testes rápidos, nos dias 10 e 11; e o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, também fará programação durante todo o mês; dentre outras unidades.
Campanha