Notícias
Governo promove debate sobre o fortalecimento da Rede de Apoio da Pessoa Idosa no 1º Encontro de Cuidadores
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (8), na Escola de Saúde Pública (ESP-MA), o 1º Encontro de Cuidadores com o tema “Fortalecendo a Rede de Apoio da Pessoa Idosa”. O evento teve como objetivo fomentar o debate sobre a atividade de cuidador da pessoa idosa no Maranhão, seus desafios, bem como a sensibilização dos interessados em se tornar cuidadores profissionais ou voluntários.
“Esse primeiro encontro serviu para discutirmos as várias formas de cuidar de quem atua como cuidador de idosos no estado. Para além da formação, vimos a necessidade de acolher essas pessoas de forma humanizada, já que em sua maioria estamos falando de um familiar ou de um profissional que se capacitou para lidar com esse público”, disse a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
Dentre os participantes do encontro, estiveram cuidadores da pessoa idosa que integram os Grupos de Apoio da Região Metropolitana, além de pessoas de diversas áreas profissionais interessadas na atividade.
A representante da Rede Amiga de Amparo ao Idoso, Maria do Socorro Ramos Ferreira, comemorou que o encontro reuniu pessoas de diferentes áreas. “Não se trata apenas de formar, mas também de contribuir para melhoria mútua. Se um profissional, de qualquer área que seja, se interessar em atuar no ramo de cuidador, ele precisa conhecer a legislação e a partir disso atuar com qualidade e mais sensibilidade”, contou.
Cuidadores capacitados no Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa, realizado pela SES no início deste ano em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) também participaram do evento.
É o caso da agente comunitária de saúde e pedagoga especialista em Psicopedagogia, Helienice Azevedo. “Foi um momento para agregar valores. A pessoa que se viu vocacionada para cuidar também precisa ser cuidada”, comentou.
O facilitador do curso e pesquisador da Fiocruz/EPSJV, Daniel Groisman, destacou a importância do encontro. “O cuidado de pessoas idosas é crescente, porém ainda invisibilizado. Neste sentido, foi muito bom poder participar de um encontro com tantas pessoas em torno do mesmo tema e isso revela um cenário de uma sociedade mais sensível à necessidade do outro”, afirmou.