Notícias
Governo celebra Setembro Laranja com ações para ampliar a segurança dos pacientes

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro, mas o mês todo é dedicado à campanha Setembro Laranja, que reforça a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis. Para reforçar a campanha, o Governo do Maranhão promoveu este mês ações como blitzen em unidades de saúde; formação de laço humano laranja, observando o distanciamento social; dentre outras atividades.
Ciente da importância da campanha, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca o cuidado da rede estadual de saúde com a segurança do paciente, principalmente no atual momento. “Em todas as nossas unidades, na capital e nos demais municípios, primamos pela segurança do paciente. Por isso, desenvolvemos ações que visam minimizar os riscos evitáveis”, afirma o gestor.
Entre as ações na área, destaca-se o crescimento do número de Núcleos de Segurança do Paciente implantados no Maranhão, onde uma das principais finalidades é informar eventos adversos. De acordo com a chefe de Departamento de Normas e Legislação do SUS e componente do Grupo Condutor Estadual de Segurança do Paciente, Flávia Vieira, no Maranhão existem mais de 111 núcleos implantados, além disso, está em fase de conclusão o Plano Estadual de Segurança do Paciente.
“Existe uma legislação que obriga que toda unidade estadual tenha um Núcleo de Segurança do Paciente. Os núcleos notificam os eventos adversos e comunicam à Anvisa. De acordo com a quantidade de eventos adversos, danos que não deveriam ocorrer com o paciente, é feita a capacitação de acordo com os danos causados pelos eventos. E através do mapeamento dos eventos é possível diagnosticar os problemas mais frequentes que impactam na saúde do paciente”, ressalta a gestora.
Profissionais de saúde
As ações na área foram ainda mais fortalecidas com a chegada da pandemia da Covid-19 no estado. Além da segurança aos pacientes, a campanha do Setembro Laranja deste ano abrange os cuidados com os profissionais de saúde. Diante dos riscos aos quais estão submetidos os profissionais de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, a OMS definiu como tema ‘Segurança do trabalhador da saúde: Uma prioridade para a segurança do paciente’ e como slogan ‘Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros’.
Ampliando a segurança aos trabalhadores, este ano, com a pandemia do novo coronavírus, a SES disponibilizou para os profissionais de saúde de todo estado 5.624.173 unidades de EPIs como toucas, máscaras cirúrgicas, aventais, propé, luvas, máscaras N95, face shields, botas, macacões, entre doações e aquisições.