Notícias
“É uma nova vida”, conta paciente atendido no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra
José Marcelino de Melo, de 75 anos, foi um dos pacientes que sentiu a vida melhorar com os investimentos do Governo do Estado na assistência nefrológica em Presidente Dutra. Morador do município, José Marcelino agora faz tratamento no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, entregue neste ano pela gestão estadual.
“Eu nem conseguia cuidar da minha família. É uma nova chance de viver uma nova vida. Agradeço muito ao Governo do Estado, que sempre pensou em nós”, contou José Marcelino de Melo.
Com a implantação do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, a gestão estadual ampliou na região o atendimento aos pacientes renais crônicos, beneficiando quem precisa fazer hemodiálise. A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, acompanhou de perto os atendimentos no equipamento.
“Viemos acompanhar os benefícios trazidos com a ampliação da rede de assistência ao tratamento de hemodiálise no Maranhão. Ver que trouxemos aos usuários uma assistência mais próxima da sua residência, evitando um desgaste físico e mental, é saber que o SUS continua andando no rumo certo no nosso estado”, afirmou.
O equipamento conta com dois salões para sessão de diálise, com 12 cadeiras, além de recepção, consultórios, sala de emergência e implantação de cateter e sala para equipe multiprofissional.
O morador de Fortuna, José Delfim Pereira, de 71 anos, também comemora o conforto de poder seguir com seu tratamento mais perto de casa. “Maravilhoso. Isso não vai favorecer só nós, vai favorecer um monte de gente que fazia fora, igual eu fazia também. Levantava muito mais cedo. A saúde do Maranhão não é nem 10, é 100. O Governo faz muito pela gente”, destaca José Delfim.
A diretora administrativa do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, Leila Teixeira, pontuou que, com a nova estrutura e os equipamentos disponíveis, os pacientes podem receber assistência com mais conforto e evitando o desgaste dos deslocamentos até o município vizinho.
“Temos estrutura para atender 78 pacientes de 16 municípios da região por semana. Nós temos uma equipe capacitada e qualificada para receber nossos pacientes da forma mais humanizada possível”, finalizou.