Notícias
Casa de Apoio Ninar celebra Dia Mundial da Síndrome de Down
Em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado na segunda-feira (21), a Casa de Apoio Ninar desenvolveu uma programação especial que uniu musicalidade, contação de histórias e palhaços para animar a criançada atendida e acolhida na unidade, que fica localizada no Calhau. A Casa compõe a rede de equipamentos da Secretaria de Saúde do Estado (SES).
A Joana Silva, de 45 anos, mãe do Paulo Henrique de três anos e meio, fala da experiência com o atendimento e da programação lúdica da Casa de Apoio Ninar. “Ele chegou aqui com seis meses e encontramos todo o atendimento que ele precisa. Todo ano o 21 de março é celebrado durante uma semana com muita coisa para gente fazer, interagir com as outras crianças e famílias. Os profissionais são maravilhosos, atenciosos, dedicados, meu filho tem desenvolvido muito, seria muito diferente se ele não estivesse aqui”, afirmou Joana.
As atividades foram pensadas levando em consideração as especificidades das crianças com Down. Além da tarde festiva, a programação também inclui piquenique e orientações com nutrológos, que serão desenvolvidas ao longo da semana. De acordo com a direção, a programação é pensada tanto para as crianças, como para os cuidadores.
“Temos um cuidado especial com cada atividade que vai ser desenvolvida, pois pensamos nas realidades das crianças, suas especificidades e na inserção dos cuidadores familiares para que tenha mais interação. Nós conversamos com os médicos e demais profissionais que acompanham as crianças para definir a programação, para elas aproveitarem o máximo possível”, ressaltou a diretora Clínica da Casa de Apoio Ninar, Andreia Dutra.
Também participou da celebração alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, Ana Carolina Arnaud.
Casa de Apoio Ninar
Cerca de três mil crianças com problemas de neurodesenvolvimento são cadastradas na unidade, sendo 30% diagnosticadas com Down. A Casa de Apoio Ninar oferta acolhimento e assistência especializada às crianças e suas famílias, tanto da capital como de outros municípios do Estado. A unidade pode abrigar até 11 adultos e nove crianças por vez.
Os atendimentos são disponibilizados para crianças de até 14 anos, nas especialidades de oftalmologia, pediatria, neuropediatria, psiquiatria infantil e infectologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicólogo e assistente social.
A Casa de Apoio Ninar também possui ambulatório de especialidades em epilepsia na infância, que atende crianças menores de 12 anos com epilepsias de difícil controle.