Notícias
Casa de Apoio Ninar assiste famílias à distância para respeitar isolamento
Famílias que são atendidas pela Casa de Apoio Ninar continuam contando com os cuidados e o acompanhamento dos profissionais que atuam no equipamento de Saúde. Com a suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, a tecnologia virou uma importante aliada para criar um espaço de aconselhamento à distância e, assim, reforçar os laços com as famílias atendidas.
Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Casa de Apoio Ninar tem conseguido manter à distância atividades de culinária, terapia ocupacional, fisioterapia e musicalização.
A Casa de Apoio Ninar é referência no atendimento a crianças com Síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose. Para continuar o trabalho de acompanhamento das famílias, o equipamento criou o Manual Ninar contendo orientações às famílias de crianças com distúrbios do desenvolvimento Neuropsicomotor. Também estão sendo realizadas videoaulas. Os atendimentos à distância seguem as recomendações dos Conselhos de Classe, que por conta da pandemia liberaram o atendimento on-line em diversas especialidades.
A diretora-administrativa da Casa de Apoio Ninar, Ana Caroline Arnaud, explicou como surgiu a ideia das videoaulas e da criação de um manual. “A proposta surgiu da necessidade de, nesse período de pandemia, mantermos nosso apoio e cuidado às famílias de crianças com distúrbios do desenvolvimento que participam do circuito da Casa Ninar e do ambulatório. Então, nosso principal objetivo é dar continuidade ao trabalho de acolhimento e cuidado, mesmo que seja à distância”, pontuou.
O trabalho tem ajudado mães, pais e responsáveis nos cuidados com as crianças nesse período de isolamento social. A dona de casa Cleud Lima, que faz o acompanhamento da filha Kethelem, de três anos e meio, no Ninar, diz que o local foi um refúgio para ambas e continua sendo durante a pandemia.
“Graças a Deus eu achei esse refúgio na Casa de Apoio Ninar, me acolheram e cuidam da minha filha muito bem. Através das atividades que eles nos oferecem, minha filha evoluiu bastante. Nós temos a semana na casa e como não pudemos estar no Ninar por conta da pandemia, fomos atendidos por telefone, e eu fiquei muito feliz e grata porque mesmo à distância me atenderam com o mesmo amor e carinho que recebemos pessoalmente”, disse.
Atividades
Com atendimentos semanais, os profissionais da Casa de Apoio Ninar têm realizado videoaulas, dando dicas de culinária, formas de relação com os filhos reforçando a maternagem, além de dicas de educação musical, entre outros temas. “Mudou apenas a metodologia, mas a eficácia do atendimento não. É a mesma qualidade como se fosse presencial. Na realização do vídeo abordamos orientações nutricionais, alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e respiratório, higienização e manipulação dos alimentos”, detalhou a nutricionista do atendimento ambulatorial nutrição-clínica e da Cozinha Amiga, Eulina Costa.
A Cozinha Amiga é uma das atividades que integram o circuito de atendimento semanal às famílias. Durante esse período, além da nutricionista, o chefe de cozinha Carlos Matos também deu dicas para as mães na preparação de um risoto de frango.
Além da Cozinha Amiga, a atividade de Educação Musical para as famílias também está presente na troca virtual de experiência. “Fiz chamadas de áudio em um primeiro momento para saber da situação de saúde da criança em casa. Compartilhei com elas músicas de um repertório que já utilizo nas atividades presenciais. Também enviei um vídeo que ensina o passo a passo da construção da castanhola, utilizando material reciclável. Por fim, finalizamos com videoconferência, com as crianças no colo dos pais e eu do outro lado cantando e manipulando instrumentos. Foi bem divertido e prazeroso”, comentou o educador musical, Paulo Santos.
Manual Ninar
O Manual Ninar engloba atividades dos setores de Serviço Social, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, musicalização para a família, fonoaudiologia e culinária. De forma didática, ilustrada com imagens e muito compreensível, o manual reúne explicações e caminhos para as famílias aplicarem em suas residências durante o período de pandemia. As orientações impulsionam os pais a utilizarem estímulos verbais e táteis com a criança. O material é composto ainda por receitas. Em cada uma, as famílias têm acesso às informações nutricionais de cada alimento e os benefícios para a criança.
Além destas atividades, a Casa de Apoio Ninar tem ofertado por telefone orientação de profissionais de neuropediatria, pediatria e oftalmologia.