Notícias
SES disponibiliza pontos de vacinação contra Influenza em shoppings, policlínicas e hospitais de São Luís, neste fim de semana
- 22 de março de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Sem categoria
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (22), até o domingo (24), pontos de vacinação contra Influenza nos shoppings Golden (Calhau) e Passeio (Cohatrac), ambos em São Luís. Na rede estadual de saúde, neste sábado (23), as salas de vacinação nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais e Vila Luizão, além do Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira), funcionarão em horário estendido, das 8h às 17 horas.
No ponto instalado próximo à praça de alimentação do Golden Shopping Calhau, o público-alvo poderá se vacinar nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), das 10h às 18h, e no domingo (24), das 14h às 20h. Já no Shopping Passeio (Cohatrac), o acesso à dose contra Influenza acontece a partir deste sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h.
“O objetivo é dar acessibilidade à população maranhense à vacina, que é a forma mais eficaz de proteção contra o vírus Influenza. Diante disso, o Governo do Estado, por meio da SES, elencou pontos estratégicos de grande concentração de pessoas, para poder, assim, dar celeridade à campanha e garantir o alcance das coberturas vacinais”, disse a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
O casal Amarayna e Denisson Oliveira, de 32 e 38 anos, respectivamente, vacinaram nesta sexta-feira, no Golden Shopping, a filha Elisa, de apenas 8 meses, contra o Influenza.
“É uma segurança para a gente. Sabemos que as vacinas são eficazes, 100% comprovadas, e eu, enquanto mãe, busco sempre o melhor para a minha filha. Poder protegê-la de alguma forma é, sem dúvida, essencial, principalmente para essa fase, já que ela tem 8 meses, ainda mais com esse tempo de chuva, de gripe, enfim”, afirmou Amarayna.
Rogério Oliveira, de 66 anos, é servidor público e soube do ponto de vacinação por meio das redes sociais. “Eu acho a ideia excelente. Tem que vacinar, porque é fundamental para se precaver de outras doenças que estão aí no dia a dia”, disse Rogério, após vacinar contra a gripe.
O eletricista Antonielson Silva, de 31 anos, que atua na equipe de manutenção do shopping, foi orientado pelo próprio chefe a garantir a atualização da carteira de vacinação. “Aproveitei para regularizar a minha situação com as doses contra Covid-19 e tétano, já que trabalho muito com metal. Para mim, a maior importância da vacina é a prevenção”, compartilhou.
Público prioritário
São grupos prioritários para a vacina contra influenza, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; população quilombola; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Nos municípios maranhenses, o público prioritário pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É indispensável apresentar o documento oficial com foto e carteira de vacinação.