Notícias
Centro de Neuromodulação e ambulatórios especializados do Hospital Nina Rodrigues avançam assistência em saúde mental
- 2 de novembro de 2023
- Postado por: ascom
- Categoria: Sem categoria
Criado para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e outras condições, o Centro de Neuromodulação, bem como os novos Ambulatórios Especializados, do Hospital Nina Rodrigues (HNR), em São Luís, atendem pacientes assistidos pela unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em comemoração aos 82 anos do Hospital Nina Rodrigues, celebrado no último 28 de março, a Secretaria de Estado da Saúde inaugurou o Centro de Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e mais dois novos ambulatórios especializados, sendo um para o atendimento de pacientes com depressão resistente e o outro destinado ao tratamento de quadros de psicose.
A Conceição Silva, de 61 anos, faz tratamento contra Fibromialgia há seis anos. Ela conta que relutou em aceitar o diagnóstico da doença, mas que após começar a receber suporte do Grupo de Apoio às Pessoas com Síndrome da Fibromialgia, foi que teve conhecimento do Centro de Neuromodulação e obteve encaminhamento para iniciar o tratamento no serviço instalado no Hospital Nina Rodrigues.
A paciente é uma das várias pessoas tratadas no Centro de Neuromodulação com sessões de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). A técnica consiste na indução de um campo magnético que estimula áreas do cérebro.
“Por se tratar de uma doença neurológica, eu não aceitava porque sempre fui muito amada pela minha família. Cheguei a fazer outros cursos para tentar entender, até que percebi que precisaria lidar com a situação. Hoje eu só tenho gratidão por esse serviço”. E completou: “O meu desejo é que todas as pessoas tivessem a oportunidade que estou tendo, porque se eu melhorei, outros também poderão. É gratificante esse acolhimento, pois desde quando cheguei também fui bem esclarecida sobre a minha condição, o tratamento, e eu sou grata por tudo isso”, continuou Conceição Silva.
A aplicação da EMT é feita durante uma sessão de 25 minutos e é completamente indolor, sendo indicada para adultos com idade a partir de 18 anos a idosos de 90 anos de idade, eventualmente até mais. Ela é indicada para o tratamento da depressão e ansiedade resistentes, quadros não responsivos à terapêutica tradicional medicamentosa, também podendo ser utilizada para fibromialgia e transtornos obsessivos compulsivos (TOC).
O médico psiquiatra Gilberto Sousa Alves, coordenador do Serviço de Neuromodulação e Ambulatórios Especializados, no Hospital Nina Rodrigues, destaca os benefícios do tratamento. “A técnica é capaz de diminuir o tempo de resposta para o paciente, bem como os riscos associados aos quadros de transtornos mentais graves e outras condições sem a necessidade de incorporação de maiores doses. O resultado oferece uma taxa de resposta dobrada em torno de 60% quando associada à medicação”, disse.
O Centro de Neuromodulação do HNR foi iniciado em agosto de 2022, ano que foram realizados 713 atendimentos, destacando-se dentre eles, o serviço de Neuromodulação com EMT, totalizando 474 sessões. Entre os assistidos nesse período estão os pacientes com sintomas obsessivos/compulsivos, dores crônicas como cefaleia e fibromialgia, sintomas de tristeza e angústia persistente e que não respondem aos tratamentos medicamentosos.
“Os ambulatórios são serviços de consulta em psiquiatria, atuando em áreas segmentadas. Seu objetivo é a implementação de medicações que possibilitem a redução das taxas de internação e hospitalização do paciente. Na Neuromodulação, por exemplo, por mês são quase 200 atendimentos agendados, números esses que também se aproximam dos agendamentos feitos para os ambulatórios especializados”, acrescentou o médico psiquiatra Gilberto Sousa Alves.
Acesso
Para ter acesso ao suporte do Centro de Neuromodulação e dos novos Ambulatórios Especializados do HNR, é necessário que o paciente seja referenciado por um profissional médico. Ambos os serviços funcionam de segunda à sexta-feira e contam com equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos e enfermeiros.