Notícias
Caminhada Rosa mobiliza população contra o câncer de mama Fonte: SES
- 3 de outubro de 2023
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias Sem categoria
Com a Caminhada Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça os alertas em relação ao câncer de mama e mobiliza a população, integrando-se à campanha Outubro Rosa. Na ação, realizada nesta segunda-feira (2), na Praça João Lisboa, Centro Histórico de São Luís, houve uma blitz para agendamento de exames de mamografia e ações de orientação e reforço da prevenção durante a caminhada, que percorreu a Rua Grande até a Praça Deodoro, em São Luís.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, aproveitou para chamar a atenção para prevenção. “Estamos sensibilizando a mulher sobre a prática do autocuidado, da necessidade da mulher se conhecer, de fazer pelo menos uma vez por ano uma consulta médica. A campanha Outubro Rosa tem essa preocupação, de valorização das mulheres, especialmente as que ficam tão presas em cuidar da família e que acabam esquecendo de si mesmas”, frisou.
A chefe de Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ananda Garcez, destacou que detectar a doença no início pode reduzir consideravelmente os índices de mortalidade. “Estamos fortalecendo nossa rede para que as mulheres tenham acesso à mamografia, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é da faixa etária de 50 a 69 anos. Porém, a SES está realizando a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, nos nossos pontos de marcações estadual para que essas mulheres mais jovens também possam fazer o exame”, disse
Durante a ação, foram distribuídos materiais educativos – uma forma de orientar sobre a prevenção e cuidado da doença mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo. A pensionista Maria dos Remédios Pereira, que recebeu orientações dos profissionais no trajeto da Caminhada Rosa, contou que tem o hábito de fazer a mamografia anualmente e elogiou a iniciativa. “Precisa mesmo chamar atenção das mulheres, muitas têm receio e até preconceito. Para ter mais saúde precisa se cuidar, eu mesma tenho uma tia que perdeu a mama. Nós precisamos ter mais atenção com a saúde”, alertou.
Além da equipe da SES, apoiaram a ação as secretarias de Estado das Cidades do Maranhão (Secid); dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Mulher (Semu).