Notícias
Hemomar celebra Dia Mundial da Hemofilia
- 17 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Pauta
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra nesta quarta-feira, 17, o Dia Mundial da Hemofilia com o Encontro “O paciente como protagonista do tratamento”. A hemofilia é um distúrbio genético, hereditário, muito comum no sexo masculino e que afeta a coagulação do sangue.
A programação é voltada a pacientes e seus cuidadores. O encontro vai abordar a trajetória de pessoas hemofílicas, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas e serviços do Hemocentro na atenção às pessoas com hemofilia, além de inovações terapêuticas e educação física, cuidados na hemofilia, entre outros temas.
Entre os palestrantes estão a coordenadora do Serviço Social do Hemomar/SES, Antônia Cruz; o diretor clínico do Hemomar, Ademar Moraes; a coordenadora de Enfermagem do Hemomar, Janete Soares, e o fisioterapeuta da Equipe Multiprofissional do Hemomar, Sergio de Oliveira.
A hemofilia pode ser rastreada por meio de exames de sangue. Apesar de não existir cura, o tratamento é de fácil acesso e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São três tipos de hemofilia: A (deficiência do fator VIII de coagulação – mais comum); B (deficiência do fator IX de coagulação) e C (deficiência do fator XI de coagulação – mais rara).
No Maranhão, o total geral de pacientes hemofílicos é de 296 pessoas, sendo Hemofilia tipo A: 260 e Hemofilia tipo B: 36.
O ambulatório de Hematologia do Hemomar oferece às pessoas com hemofilia serviços de cadastro no programa coagulopatiaweb do Ministério da Saúde, avaliação e acompanhamento, exames laboratoriais de diagnóstico e acompanhamento. Ainda são ofertadas consulta de rotina, entrega de medicamentos, entrega e aplicação de fator de coagulação e assistência nas intercorrências.
A unidade conta uma equipe multiprofissional, como clínico geral, pediatra, hematologista, hematopediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, farmacêutico, bioquímico, técnicos em laboratório, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e odontológico.
O ambulatório ainda tem o Serviço Social que faz orientações ao paciente e familiares quanto aos direitos e deveres do hemofílico, políticas públicas que os envolvem; recursos disponíveis na sociedade, programas e projetos sociais; e acompanhamento em cadastros nos programas do Ministério da Saúde.
O ambulatório de Hematologia do Hemomar funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Para a primeira consulta, é preciso fazer o agendamento presencial.
Todos têm direito ao atendimento no ambulatório do Hemocentro desde que tenha um encaminhamento para o hematologista.