Notícias
Governo entrega ambulatório de fibrose cística no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos
- 25 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Pauta
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entrega, nesta terça-feira (26), o Ambulatório de Fibrose Cística no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís. O serviço vai beneficiar paciente com doenças inflamatórias intestinais e fibrose cística.
O ambulatório de fibrose cística tem como público alvo, crianças portadoras de fibrose cística e de doenças inflamatórias intestinais, na faixa etária de zero e 17 anos. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, ao lado do Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.
O novo serviço possui equipe clínica e multidisciplinar, formada por profissionais médicos especialistas em gastroenterologia e pneumologia pediátrica, e com equipe multidisciplinar especializada, como nutrição e fisioterapia, além de triagem realizada pela equipe de enfermagem e assistência social.
A doença
A fibrose cística possui peculiaridades clínicas, por se tratar de um transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo. A doença afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem à tubos, dutos e passagens. Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Por isso é necessário o acompanhamento dessas crianças de forma especializada e criteriosa.
O hospital
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência no atendimento materno-infantil (de zero a 14 anos) no estado do Maranhão. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua. O hospital possui atendimentos em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, cirurgia infantil e ambulatório de especialidades (cardiologia, dermatologia, endoscopia, gastropediatria hematologia, gastroenterologia, nefrologia, neuropediatria, pneumologia, pediatria, genética e otorrinolaringologia).