Notícias
Wanderson Ícaro Soeiro é o primeiro bebê do ano da rede pública estadual de Saúde
Cada ano novo que chega renova-se a fé, a esperança e a vida, que é celebrada ao lado das pessoas que amamos. Foi com esses sentimentos que a família de Wanderson Ícaro Soeiro, primeiro bebê nascido em 2024 na rede pública estadual de saúde, celebrou a sua chegada. O pequeno nasceu de parto expulsivo (normal) na Maternidade Benedito Leite – unidade de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no bairro da Cohab, em São Luís.
Seu primeiro choro foi ouvido às 6h15, trazendo alegria e grandes emoções para a sua mãe, Elza Maria Soeiro, de 22 anos, assim como para toda equipe de saúde que acompanhava o parto. Com 50 cm e pesando 3.654 kg , é o segundo filho de Elza.
“Eu achei que ele fosse nascer entre hoje e amanhã, mas não pensava que eu ia passar a noite aqui. Dei entrada às 20h55. Eu tô feliz e emocionada. Tudo que eu quero é que ele tenha muita saúde”, desabafou Elza.
A avó, Sandra Regina Sousa, 39 anos, também estava bastante feliz com a chegada do terceiro neto da família. “Ah, é muito emocionante e com os netos parece que a gente ama mais que os filhos, não sei explicar bem. É um sentimento diferente, maior, eu acho. Eu sou louca por eles”, confessou a vovó emocionada.
Maternidade
A Maternidade Benedito Leite oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís. Entre os diferenciais, além do parto humanizado, estão o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que trabalha o planejamento familiar com média de 724 atendimentos mensais e de inserções do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU), com cerca de 137 procedimentos ao mês.
A maternidade faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade tem o selo Iniciativa Hospital Amiga da Criança (IHAC), isso significa que a equipe trabalha para deixar mãe e bebê o mais confortável possível. Logo que nasce um bebê, preconiza-se o aleitamento materno exclusivo.
Consequentemente, assim que nascem, os bebês e as mamães ficam juntos de 30 a 60 minutos para o primeiro contato pele a pele, para sentir o cheiro um do outro, o calor da mãe, para que se fortaleça o vínculo materno.
Além disso, a equipe da maternidade preza pelo respeito à mulher como protagonista do seu parto, que é incentivada a movimentar-se livremente, recebe massagem e até pode escolher uma playlist para ambientar o momento do parto, tudo para que se sinta bem à vontade no momento único com produção da oxitocina, substância do amor, que ajuda o parto a ser melhor.