Notícias
Setembro laranja: segurança do paciente é tema de ação na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no último dia 17 de setembro, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) realizou o Circuito das Estações Temáticas, reunindo equipes multiprofissionais, entre elas enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.
A iniciativa tem como foco promover práticas seguras no atendimento neonatal e reforçar a importância da cultura de segurança em diferentes etapas do cuidado pediátrico. A programação incluiu atendimento a gestantes na unidade do Sorrir Móvel, com ações voltadas à promoção da saúde bucal.
Mylena Carvalho, membro do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp) da Secretaria de Saúde, destacou a importância do tema para a rede pública estadual “A segurança do paciente é uma prioridade para o Maranhão. Inclusive, o secretário de Saúde vem buscando estratégias, e a implantação do Negesp é justamente para isso; para buscar esse fortalecimento da segurança do paciente. Saímos daqui felizes por ver que a Macma está avançando nos processos e colocando em prática os protocolos. A segurança do paciente salva vidas”, declarou.
Com a temática “Segurança do paciente desde o início: cuidado seguro da gestação à primeira infância”, os profissionais conduziram as estações abordando itens centrais da segurança do paciente, como notificação de incidentes e eventos adversos, protocolo de hemorragia pós-parto, prevenção de infecções, aleitamento materno, identificação e transporte seguros do paciente, gerenciamento de riscos, segurança no uso de medicamentos e acolhimento seguro.
A gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Macma, Anna Cindy Leite, lembrou que os trabalhos e protocolos apresentados no circuito começaram a ser desenvolvidos há bastante tempo na unidade. “Estamos demonstrando como o cuidado perpassa todas as especialidades envolvidas no atendimento neonatal. Estamos salvando vidas com nossos instrumentos, processos e protocolos”, pontuou.
Negesp
A SES implantou o Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp), que fortalece os núcleos locais e orienta a alta gestão nas decisões estratégicas. O Maranhão conta com 75 núcleos de segurança do paciente em hospitais e serviços especializados.v