Notícias
Setembro Amarelo: Unidade da Rede Estadual de Saúde participa de ações sobre saúde mental
A equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), recebeu a Comissão Regional de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão para dialogar sobre saúde mental dos profissionais da área.
A iniciativa, que faz parte da campanha Setembro Amarelo, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), abordou a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente dos enfermeiros, que estiveram na linha de frente durante a pandemia da Covid-19.
Com o tema “Um gesto de afeto pode mudar tudo”, a campanha Setembro Amarelo estimula o debate sobre saúde mental e autocuidado. Na ação realizada, na última quarta-feira (4), a coordenadora da comissão, a enfermeira e especialista em Saúde Mental, Raylena Pereira Gomes, alertou para importância da prevenção de casos de transtornos mentais entre os profissionais de saúde, especialmente após a crise sanitária.
“A pandemia trouxe um grande impacto para a saúde mental dos profissionais de saúde, principalmente dos enfermeiros. Os dados mostram um aumento significativo de casos de ansiedade, depressão”, afirmou.
A palestra abordou temas como a importância da prevenção, os sinais de alerta dos transtornos mentais, as opções de tratamento disponíveis e a necessidade de buscar ajuda profissional. A coordenadora também destacou a importância do apoio entre os colegas de trabalho e da criação de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
Assistência
Para aqueles que estão passando por dificuldades e precisam de ajuda, a palestra destacou alguns serviço, como o Centro de Valorização da Vida (CVC), pelo Disque 188, que funciona 24 horas por dia e oferece apoio emocional gratuito e anônimo para pessoas em crise; a Rede de Atenção Psicossocial, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são portas de entrada para o tratamento de pessoas com transtornos mentais; e os serviços da Rede Estadual de Saúde, como as policlínicas, que oferecem atendimento por psiquiatras e psicólogos.