Notícias
Setembro Amarelo: CAPS AD Estadual promove Dia D de prevenção ao adoecimento mental

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), equipamento que integra a rede de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta segunda-feira (22), o Dia D de prevenção ao adoecimento mental em alusão à Campanha Setembro Amarelo. A agenda aconteceu na sede do CAPS, sendo destinada aos pacientes da unidade e contou com o apoio de profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residências da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA).
“O Dia D do Setembro Amarelo reforça aquilo que já fazemos todos os dias, na realidade, que é o apoio a pessoas com transtornos mentais. Acreditamos que criar espaços de diálogo, principalmente para este público em especial, isso ajuda a prevenir episódios de automutilação e de suicídio também”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
Durante toda a manhã, os pacientes tiveram acesso à palestra educativa com profissionais do Programa de Residências da ESP-MA. A ideia foi mostrar os impactos positivos que o diálogo e o círculo de apoio têm no de resgate psicoemocional das pessoas que estão em processo desintoxicação pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.
Manuel José Mendes, de 54 anos, se tornou paciente do CAPS AD Estadual pela segunda vez desde novembro de 2024. Segundo ele, dialogar é necessário, e isso deve ser acompanhado de responsabilidade mútua, tanto de quem ouve como por parte do próprio paciente.
“Eu tenho pessoas com quem eu confio e compartilho o que vem acontecendo comigo. A gente precisa confiar para poder ajudar quem também esteja precisando. Hoje eu estou fazendo tratamento aqui, mas muita gente me perguntou como é que é. Já trouxe um colega para cá e ele se deu muito bem, a família dele apoiou e graças a Deus ele está levando a vida”, compartilhou Manuel José.
A Campanha Setembro Amarelo 2025 tem como tema “Contar a sua história é também cuidar da vida”. O objetivo é reforçar o impacto positivo no partilhar enquanto estratégia de promoção da Saúde Mental. Neste processo, além de reforçar a prevenção do adoecimento mental e emocional, que pode levar à automutilação e ao suicídio, também intensifica a implementação da cultura do cuidado e do autocuidado.
“Grande parte das pessoas guardam para si aquilo que no compartilhar com o próximo poderia se resolver, ajudando na saúde mental. Tanto o falar como o ouvir faz com que a gente se sinta bem, então o Setembro Amarelo, ele vem com essa proposta, a de mostrar para o paciente de que mesmo em processo de tratamento, e dos estigmas que a sociedade dá, a vida é importante, cuidar da vida é importante e falar é importante”, frisou a psicóloga do CAPS AD Estadual, Carliany Barros.
A unidade
O CAPS AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís. A unidade funciona em caráter substitutivo ao modelo hospitalar de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. Os pacientes chegam por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.
O serviço desenvolve o cuidado em três regimes: Intensivo (diário), semi-intensivo (duas vezes por semana) e regime não intensivo (uma vez por semana ou duas vezes por mês). No local, os assistidos recebem acompanhamento de equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e educadores físicos.