Notícias
SES reúne profissionais e debate desenvolvimento sustentável com foco na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis na Amazônia Legal

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com universidades da Região da Amazônia Legal, fomentou o fortalecimento da promoção da saúde por meio do curso: “Desenvolvimento sustentável com foco na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis”. Realizado nesta terça e quarta-feira, respectivamente, 29 e 30 de agosto, o curso contou com a participação de representantes dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Fernanda Campos da Silva Barbosa, enfatizou a importância da participação dos municípios da Região Metropolitana no projeto. “Este é um momento importante para o fortalecimento e implementação do plano de Doenças e Agravos não Transmissíveis e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população”, disse.

O principal objetivo do curso é articular com a área da vigilância em saúde a discussão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco no planejamento e monitoramento dos mesmos pela esfera estadual. Esse projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Tocantins, juntamente com as Universidades Federais dos Estados do Mato Grosso, Pará, Amapá e Maranhão. Esse projeto tem parceria firmada com o Ministério da Saúde e foi intitulado de “Fortalecimento e Interiorização da agenda 2030”.
A coordenadora do projeto geral e professora da Universidade Federal do Tocantins, doutora Marta Azevedo dos Santos, explicou que o desenvolvimento desse projeto irá contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a produção mais efetiva de dados que auxiliam e subsidiam a política nacional de saúde. “A intenção é buscar o desenvolvimento sustentável e sua interface com o plano de doenças e agravos não transmissíveis e vai trabalhar com os municípios em todo os estados da Amazônia Legal”, frisou.

O coordenador de DANTs, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Victomar Teixeira, reforçou que foram trabalhados com os municípios da região metropolitana os eixos de boa saúde e bem-estar; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; emprego digno e crescimento econômico; redução das desigualdades sustentáveis; paz, justiça e instituição fortes. “Vamos trabalhar as ações das Dants, estas que representam fatores de risco e representam mais de 80% de óbitos no país”, completou.
Estavam na abertura do evento também a coordenadora do projeto local e professora do curso de nutrição, Maylla Luanna Bragança; o diretor de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora do curso de extensão e cultura da Ufma, Zefinha Bentivi; a diretora de divisão das Dants de São Luís, Patrícia Ramada; e o secretário de saúde de Axixá e membro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Thiago Santos.