Notícias
SES reúne profissionais do Hospital da Ilha e dialoga sobre “Saúde dos rins”
- 15 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
Com o tema “Saúde dos rins”, no Hospital da Ilha, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), profissionais e usuários dos serviços participaram esta semana das atividades, exames e palestras com médicos nefrologistas para prevenção das Doenças Renais Crônicas (DRC).
Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março, foram realizadas atividades preventivas. “Essa ação aqui no hospital também tem o sentido de educar os profissionais de saúde sobre a importância da coleta de exames que possam prevenir ou diagnosticar uma disfunção renal, já que nos estágios iniciais é possível mudar o curso da doença”, frisou o diretor técnico do Hospital da Ilha, Samuel Gregório.
O tema da ação deste ano é “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos” e justamente por isso que foi ofertado aos colaboradores este exame. Aqueles cujos resultados apontaram alteração foram encaminhados para consulta com nefrologista.
“É uma valorização e reconhecimento do nosso trabalho. Para nós é muito gratificante. É o cuidar do cuidador”, destacou o gerente de nutrição do Hospital da Ilha, Juarez Neto.
O médico nefrologista Felipe Seabra proferiu uma palestra para ratificar a importância do exame de creatinina e aumentar a quantidade de informações sobre a saúde dos rins. “O exame de Creatinina mede a função do rim e deve ser dosado em todas as pessoas, principalmente nas que têm problemas como diabetes e hipertensão. Ele é fácil, rápido e barato, e pode ser feito em todo laboratório. A gente precisa valorizar, saber que precisa coletar, e de posse do resultado, procurar um médico para verificar como anda a saúde dos rins”, explicou o médico.
O Hospital da Ilha conta com o serviço de Hemodiálise que atende cerca de 20 pacientes por dia. O diretor clínico da Emserh, Ricardo Martins, ressalta o compromisso da empresa em ofertar exames de apoio ao diagnóstico com qualidade em todo o Estado.
“A Emserh expandiu bastante os exames de ureia e creatinina, que fazem o diagnóstico da doença renal crônica. Conscientizar as pessoas que têm hipertensão, que têm diabetes, a procurar um médico nefrologista é fundamental, pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior vai ser o benefício para o paciente”, disse.