Notícias
SES reúne gestores e promove debate sobre saúde no trânsito
- 2 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (2), a Oficina de Saúde no Trânsito. Com o tema “Conduzindo Vidas Seguras”, o encontro contou com a presença de gestores de diferentes áreas da saúde pública e de representantes da sociedade civil, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
“Todos os dias presenciamos algum acidente de trânsito devido ao excesso de velocidade ou não cumprimento das boas práticas. Neste sentido, há grande relevância da temática proposta pela oficina, uma vez que ela aponta para o seu impacto nas internações e nos óbitos da população. São vidas perdidas, famílias que sofrem. A intenção é prevenir, sensibilizar e educar para que esses episódios não sejam mais vistos como algo normal”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
A oficina tem como ponto de partida as atividades alusivas à Campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é promover educação e sensibilização dos condutores e sociedade sobre a importância da conduta segura no trânsito de forma a salvar vidas.
Na parte da manhã, os presentes no evento puderam participar de debate sobre a CID 10, que trata sobre os acidentes de trânsito nos mais diferentes tipos, bem como o socorro e transporte prestado à vítima. Em seguida, foram dadas sugestões e estratégias voltadas para melhoria da qualidade de informações das notificações de trânsito.
De acordo com superintendente da Política de Atenção à Saúde no Trânsito da SES e médico do tráfego, Phil Camarão, o principal objetivo da ação é preservar vidas. “Nós vamos incentivar a prática da direção defensiva, a criação de novas vias para ciclistas, para motociclistas e faixas de pedestres para preservar a vida das pessoas. Todos nós somos pedestres em algum momento da vida”, ressaltou.
No período da tarde, a programação teve continuidade com palestras sobre a “Apresentação de projetos e ações de redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito” e “Prevenção de Acidentes de Trajeto”, além de treinamento de primeiros socorros.
Para o presidente da ONG SOS Vidas, Lourival Cunha, para além da educação, é preciso infraestrutura para um trânsito seguro. “O trânsito é algo extremamente democrático. No entanto, ele produz uma violência muito grande e, embora haja uma lei muito boa que o discipline, que é o Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei nº 9.503, de 1997, ainda lutamos por uma boa pavimentação das vias, um bom traçado, sinalização horizontal, vertical, duplicação das vias e acostamento”, frisou.
Participante da mesa de abertura, o coordenador do Programa de Saúde Pública: Observatório do Trânsito no Maranhão, Francisco Soares, destacou que a preservação da vida vale qualquer esforço. “Esse tema é para mim algo muito caro. Ele é um convite à reflexão sobre quantas vidas podemos salvar no trânsito com a nossa boa conduta e procedimento. Se de tudo o que for discutido conseguirmos salvar uma vida, já valeu a pena tudo o que a gente fez”, ressaltou.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da Oficina de Saúde no Trânsito a superintendente do Saúde Digital da SES, Mayra Nina; o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira; o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Edmilson Diniz; o coordenador das Unidades Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques; o coordenador da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Afonso Lopes; a coordenadora de Projetos de Avaliação em Saúde no Trânsito (GERPAST-SES), Swanny Leite; e a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação em Saúde (DEMAS), Letícia Fiquene.
Mostra de Saúde
Dando continuidade às atividades alusivas ao Maio Amarelo, a SES também realizará, no próximo dia 20/05, a II Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, no C.E. Prof. Robson Martins, em Paço do Lumiar. O objetivo é dialogar com os alunos sobre trânsito seguro, prevenção de acidentes e infrações, além do cumprimento de regras para pedestres e condutores.
A atividade contará com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, na oportunidade, os alunos da escola encenarão julgamento do processo de um caso decorrente de acidente de trânsito.
O objetivo da ação é fomentar entre os alunos a conscientização sobre a importância do respeito às leis de trânsito e as consequências do não cumprimento das legislações de forma direta e indireta.02