Notícias
SES reforça alerta no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo para os danos à saúde
- 20 de fevereiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
Nesta terça-feira (20), Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fortalece as medidas de prevenção e reforça rede de assistência em saúde.
“Eu achei que estava tudo acabado. Fui muito bem acolhido no CAPS AD e hoje venho três vezes na semana. Para quem perdeu a esperança, eu digo para vir aqui. Você volta a ter perspectiva de vida, a sonhar”, disse Isaías Barbosa, de 60 anos, assistido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Isaías Barbosa conta que há dois anos e seis meses iniciou o tratamento no CAPS AD Estadual. Antes, usuário de álcool desde os 20 anos, também fez uso de outras substâncias. Foi internado quatro vezes em clínicas psiquiátricas, a primeira aos 38 anos. E com o apoio da família, buscou ajuda no CAPS AD Estadual.
“Eu usava o álcool para ficar mais extrovertido porque eu era muito tímido e ele me deixava mais alegre”, disse Isaías Barbosa. E completou: A decisão de aderir ao tratamento veio depois que minha esposa disse que ia me deixar e não aguentava mais. Saí de 35 para 58 kg. Eles, aqui, são uma segunda família para mim”, contou.
No CAPS AD Estadual, a equipe especializada promove o tratamento e o acompanhamento dos assistidos no equipamento da rede de atenção à saúde mental da SES. De acordo com o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, a procura pela unidade de pessoas que consomem álcool de forma abusiva aumentou 12,5% após a pandemia do Covid-19.
“Por ser uma droga lícita, ainda tem muita resistência por busca de ajuda, por achar que não precisa estar em um CAPS para se tratar de álcool, e é uma droga como qualquer outra. O álcool demora mais a trazer seus efeitos na parte física e mental, então demora mais tempo para trazer a pessoa para a unidade. Contudo, conseguimos identificar esse aumento de forma mais clara depois da pandemia“, explicou.
Com a assistência do CAPS AD Estadual, Jailson Mota, de 54 anos, comemora os resultados do tratamento contra álcool e outras substâncias, além de apresentar também problemas cardíacos e realizar cirurgia de ponte de safena.
“Quase morro por problemas cardíacos e até nisso o CAPS me ajudou, porque eu tive cinco infartos e precisei colocar ponte de safena. Eles estão engajados pra tirar a pessoa desse mundo de drogas, entendeu? Qualquer tipo de substância que faça mal a pessoa”, disse.
Relatório de 2023 do Ministério da Saúde, através do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), aponta que na população geral foi registrado um aumento no consumo de álcool de 18,4% para 20,8%, entre 2021 e 2023. Entre pessoas do sexo masculino, este aumento foi de 25% para 27,3% no período, e entre pessoas do sexo feminino este aumento foi de 12,7% para 15,2%.
CAPS AD Estadual
O atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Conde Deu, n.º 48, Monte Castelo, São Luís.