Notícias
SES realiza Workshop de Emergências em Saúde Pública na macrorregião Norte

Profissionais de saúde dos municípios das Unidades Regionais de Saúde de Santa Inês, Viana, Bacabal e Zé Doca participaram nesta semana do Workshop de Emergências em Saúde Pública, que aconteceu no município de Pindaré Mirim. O evento aconteceu de terça (4) a quinta (6), com a finalidade de preparar os técnicos para uma resposta rápida em eventos de saúde pública.
O coordenador da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Rodrigo Barbosa, ressaltou o objetivo do encontro. “A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão visa qualificar as equipes das unidades regionais para atuação rápida e coordenada frente a emergências em saúde pública, sejam elas causadas por surtos de doenças transmissíveis, desastres naturais ou eventos hospitalares”, destacou.
Durante o workshop, os participantes tiveram acesso a painéis técnicos, estudos de caso, simulações práticas e atividades interativas, incluindo exercícios sobre resposta a surtos de doenças e desastres naturais. A metodologia interativa fortaleceu a articulação entre municípios e estimulou o trabalho em equipe.
Além da qualificação técnica, a proposta prevê o fortalecimento da vigilância em saúde, atenção primária e a resposta coordenada a situações críticas na região. “Essa atuação é fundamental para o fluxo ágil de informações e para a resposta coordenada em emergências em saúde pública”, completou a coordenadora do Cievs, Jakeline Rios.
Estiveram presentes ao evento também a coordenadora Estadual do Vigidesastres, Flávia Oliveira; os gestores das Unidades Regionais de Saúde de Santa Inês, José Francisco Sousa, de Zé Doca, Patrícia Linhares e de Viana, Déborah Damasceno. “Esta é uma oportunidade importantes para que possamos integrar as equipes de saúde para que possam trabalhar de forma integrada e multiplicar estes conhecimentos nos seus territórios”, completou o gestor José Francisco.
Coordenador da Atenção Primária de Saúde de Saúde da Regional de Santa Inês, Hugo Leonardo, disse que é importante integrar os conhecimentos. “Este trabalho integrado entre as equipes de vigilância sanitária, saúde do trabalhador, atenção primária e vigilância epidemiológica vai garantir uma resposta rápida aos eventos de saúde pública”, disse o enfermeiro Hugo Leonardo.