Notícias
SES realiza oficina com os Núcleos Internos de Regulação das Unidades da Rede Estadual e da Assistência Hospitalar
Visando a excelência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta terça (10) e quarta-feira (11), a “Oficina Prática com Núcleos Internos das Unidades da Rede Estadual – Regulação da Assistência Hospitalar”, na UNDB Pós-Graduação, no Golden Shopping, no bairro Calhau.
A oficina prática reúne direção técnica, coordenadores e funcionários que atuam Núcleos Internos de Regulação (NIRs). O objetivo é fomentar aspectos práticos da regulação da assistência hospitalar, promovendo troca de experiências e aprimoramento de processos.
“A intenção é facilitar o fluxo dos nossos pacientes, por isso é importante treinar, capacitar esses profissionais para melhorar o fluxo de atendimento, porque o centro do cuidado é o nosso paciente. Ao deixarmos a equipe capacitada, nós impactamos positivamente no produto final, que é um acolhimento cada vez mais seguro e confortável”, disse a superintendente Estadual de Regulação da SES, Thalita Veiga.
Nesta terça-feira (10), participam da oficina a direção técnica, coordenadores e funcionários que atuam dos NIRs dos hospitais e maternidades da Grande Ilha. Na quarta-feira (11) a capacitação será voltada para os profissionais que atuam nos Hospitais Macrorregionais situados no interior do estado.
A capacitação foi conduzida pela referência em NIR no Maranhão, Priscila Marques. Entre os temas abordados na capacitação, estão: “Introdução à Regulação da Assistência Hospitalar”, “Conceitos e importância da regulação”, “Legislação e normativas atuais”, “Sistema de regulação de leitos”, “Estrutura do NIR”, “Ferramentas e Processos de Regulação”, entre outros.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), da rede SES, é referência em parto de alto risco. Presente na oficina, a diretora geral da unidade, Socorro Braide, destacou o impacto positivo do treinamento. “É importante para dar autonomia para as pessoas que trabalham dentro do núcleo de segurança. Então nós teremos com isso uma maior estabilidade do paciente na transferência. Parabenizo a SES, ao Governo do Estado, por estar proporcionando esse treinamento com as unidades de saúde”.
“O treinamento traz essa ideia de autonomia que a gente tem enquanto núcleo de regulação para poder facilitar a transferência de pacientes e otimizar também a internação dele nas unidades de referência”, “completou o coordenador do NIR do Hospital de Cuidados Intensivos, Fernando Miranda.
O Núcleo Interno de Regulação (NIR) é responsável pelo monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, internação até a alta médica. Além disso, o NIR também atua no fortalecimento da gestão de leitos, principalmente quanto ao processo de transferência de pacientes de uma unidade hospitalar para outra.