Notícias
SES realiza capacitação para multiplicadores de manejo clínico de arboviroses dos municípios da Região Metropolitana
- 4 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda (4) e terça-feira (5), no Rio Poty Hotel & Resort, em São Luís, a oficina “Gestão para organização dos serviços de saúde para atendimento de casos de arboviroses e atualização em Manejo Clínico da Dengue” para os municípios da Região Metropolitana.
A chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Monique Maia, ressaltou a importância da ação: “A oficina tem como objetivo fazer a atualização sobre manejo clínico das arboviroses, ao passo que também aborda assuntos pertinentes, como a notificação, diagnóstico laboratorial, entre outros. A ideia é capacitar municípios para organização de resposta rápida e eficaz, no preparo para o reconhecimento de sinais de alarme e gravidade, evitando a ocorrência de óbitos”, frisou.
A iniciativa integra as ações de planejamento da SES com foco na prevenção e controle da dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Participam da capacitação supervisores municipais de Arboviroses, coordenadores municipais de Atenção Primária em Saúde (APS), coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica (VE), assim como profissionais médicos e enfermeiros.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Luís (Semus-SL), Giuliane Lopes, destacou a importância da oficina no preparo das equipes contra as arboviroses. “O Governo do Estado é um ótimo parceiro, e a oficina hoje está sendo muito gratificante. É uma oportunidade de revisar sobre o manejo clínico, controle vetorial e as informações que precisam ser reforçadas nesse momento”, elencou.
Para a chefe de departamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São José de Ribamar (Semus-SJR), Lillia Abreu, serão dois dias para aperfeiçoar as estratégias de trabalho. “A oficina é importante para setores como rede hospitalar, Vigilância em Saúde e rede de Atenção Básica, para multiplicarmos conhecimentos quanto à notificação, monitoramento, ao controle dos vetores e atualização, principalmente do manejo clínico da dengue”, destacou.
A oficina reúne temas como “Situação epidemiológica das arboviroses no Brasil e Maranhão”, “Ecoepidemiologia das arboviroses”, “Notificação das arboviroses”, “Sistemas de Informação das arboviroses”, “Plano de Contingência da Dengue e Outras Arboviroses” e “Manejo Clínico da Dengue e Outras arboviroses”.
Para o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Jorge Moraes, a oficina fortalece as atividades desenvolvidas pelo estado e municípios. “Nós precisamos agregar o máximo de profissionais possível para o nosso lado, e a adesão destes para serem multiplicadores, tanto na notificação quanto no tratamento; manejo clínico e atendimento rápido favorece o enfrentamento neste momento em que estamos”, ressaltou.