Notícias
SES promove capacitação de terapeutas ocupacionais do Hospital Dr. Carlos Macieira em terapias integrativas
- 26 de fevereiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

Profissionais de terapia ocupacional do Hospital Dr. Carlos Macieira, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram de treinamento para aprimoramento de técnicas de terapias integrativas que auxiliam na assistência a pacientes da rede estadual de saúde.
O foco do treinamento, realizado na última quarta-feira (21), foi incorporação da técnica de reflexologia podal, visando aprimorar a assistência e a qualidade de vida dos pacientes. A capacitação foi ministrada pela terapeuta Solange Serra, que integra a equipe do hospital.
“Além de contribuir para o alívio de sintomas físicos, como dores e desconfortos, a reflexologia podal promove uma sensação de relaxamento e bem-estar, o que é fundamental para a recuperação dos pacientes em um ambiente hospitalar”, afirmou Solange Serra.
A reflexologia podal é uma prática milenar que se baseia na estimulação de pontos específicos nos pés para promover o equilíbrio do corpo e o alívio de diversos sintomas. No contexto hospitalar, essa técnica tem se mostrado eficaz não apenas no aspecto físico, mas também no emocional, contribuindo para a redução do estresse e da ansiedade dos pacientes.
O treinamento oferecido aos terapeutas ocupacionais incluiu aulas práticas com intuito de aprender a identificar os pontos reflexos nos pés relacionados a diferentes órgãos e sistemas do corpo, bem como técnicas de manipulação que podem ser aplicadas de maneira segura e eficaz.
Os benefícios estendem-se não apenas aos pacientes, mas também ao conhecimento técnico dos terapeutas ocupacionais. A incorporação de práticas inovadoras enriquece o repertório profissional, proporcionando novas ferramentas para abordagens terapêuticas personalizadas.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.