Notícias
SES orienta pacientes assistidos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos sobre prevenção das doenças inflamatórias intestinais
- 16 de maio de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
Para conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta familiares e pacientes assistidos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís. Realizada na terça-feira (14), a ação alusiva ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, celebrado em 19 de maio, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Instituto Acqua, da Associação Maranhense de Doenças Intestinais Inflamatórias (AMADIIs).
A diretora técnica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Lélia Braga, falou o serviço ofertado no ambulatório de especialidades, instalado na unidade da rede estadual de saúde. “Enquanto profissionais sabemos como essas doenças inflamatórias intestinais e outras patologias causam dor e sofrimento para esses pacientes, então ficamos sensibilizados para ter um espaço mais organizado para que as crianças recebam atendimento adequado e tenha a remissão da doença e consiga viver efetivamente, com apoio do Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Acqua contamos com todos os recursos para sermos referência para esse serviço”, pontuou a diretora.
Para a presidente da Associação Maranhense de Doenças Intestinais Inflamatórias (AMADIIS), Sandra de Oliveira, ter o ambulatório especializado para os pacientes diagnosticados com doenças inflamatórias intestinais representa um marco. “Esse ambulatório é uma luta nossa há muito tempo, e hoje está sendo uma vitória contar com o serviço do ambulatório especializado na rede estadual”, completou a presidente da associação.
A médica gastroenterologista pediátrica, Claudia Regina Nunes, pontuou que as doenças inflamatórias intestinais estão cada vez mais crescentes na população. “Um ambulatório especifico para eles vai facilitar muito o acesso para iniciar o tratamento adequado que vai fazer toda diferença na história de vida desses pacientes”, concluiu a médica.
A coordenadora da Rede de Assistência Materna e Infantil da SES, Tércia Carvalho ressaltou os benefícios para os pacientes com a assistência prestada no ambulatório na rede estadual. “O reflexo disso é número menor de pacientes internados com essas doenças, sabemos que aqui dentro do hospital as crianças contam com todo o suporte para seguir com o tratamento, o que a gente quer é que essas crianças não precisem de internação, esse é nosso compromisso, do Governo do Maranhão, da Secretaria de Estado da Saúde, do Instituto Acqua, da direção e toda equipe do hospital”, frisou.
Luciane da Silva Ferreira, de 31 anos, é a mãe do paciente João Guilherme, de 4 anos, que foi diagnosticado com a doença de Crohn. “Ano passado ele foi diagnóstico com essa doença, evoluiu para úlcera gástrica e precisou fazer cirurgia. E foi aqui no hospital que ele recebeu todo o atendimento necessário para o tratamento, eu presenciei o que meu filho passou e hoje ele está bem e ter esse ambulatório especializado é muito importante”, disse a mãe de Guilherme.