Notícias
SES oferece serviço ambulatorial em psiquiatria no Hospital Regional Dr. Jackson Lago
- 8 de abril de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a oferecer atendimento no serviço ambulatorial em psiquiatria no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro. Com a oferta, o poder público estadual amplia o acesso ao tratamento.
O serviço ambulatorial de psiquiatria teve início na última sexta-feira (5) e vai contribuir na elaboração das seguintes estratégias: Promoção de Saúde Mental para famílias de crianças com alterações do neurodesenvolvimento; intervenções precoces e de treinamento parental para famílias de crianças com alterações do neurodesenvolvimento; diagnósticos de comorbidades como epilepsia, além de fornecer acompanhamento necessário para adultos com alterações psíquicas e transtornos mentais.
João Arnaud, médico psiquiatra do hospital, realizou os atendimentos no primeiro dia. “O ambulatório tem como foco o diagnóstico precoce de transtornos do desenvolvimento, principalmente o autismo, TDAH e deficiência intelectual. O serviço tem uma relevância enorme diante do aumento da prevalência de transtornos desse tipo. Os pacientes, a princípio, o público infantil, serão atendidos via regulação pela Rede de Saúde”, explicou.
Os pacientes encaminhados para o ambulatório em psiquiatria são pessoas que já passaram por atendimento com outro especialista, geralmente psicólogo, com indicação de avaliação em psiquiatria. O hospital dispõe ainda de serviço de exame de eletrofisiologia (eletroencefalograma) que auxilia na investigação dos diagnósticos.
De acordo com o psiquiatra, a indicação das intervenções e terapias serão encaminhadas para as unidades de saúde municipais para a reabilitação com terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, conforme cada caso.
Ana Ester, de 6 anos, foi a primeira paciente atendida. Acompanhada do pai, o pescador Lourival de Jesus Aroucha, de 37 anos, ela já chegou com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, e na consulta fez avaliação mais específica com especialista.
“Ela faz acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial da cidade há uns 6 meses, e lá eles encaminharam para o atendimento aqui. Esse serviço vai melhorar bastante a assistência dela, e é muito útil para as crianças que estão precisando”, falou.
Rebeca Vigari e Cláudio Jonas Soares levaram o filho, Yuri Miguel, de 3 anos, para a primeira consulta com o psiquiatra. “Notamos um comportamento diferente para a idade dele, e a professora sugeriu que a gente encaminhasse para o atendimento médico. A gente fez o agendamento também pelo município e estamos aqui para essa avaliação com o especialista”, disse a mãe.
João Arnaud ressaltou ainda que a primeira consulta é um momento também de acolhimento pela expectativa de um diagnóstico fechado. Destacou que é importante avaliar a história da criança e da família, ter esse período de escuta e realizar os encaminhamentos necessários para a assistência.
“A intervenção é um trabalho multidisciplinar, e o mais importante é fornecer orientação, esclarecimento para a conduta das famílias daqui em diante”, reforçou.
A unidade de saúde atende cerca de 42 municípios da baixada maranhense nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia. Realiza ainda atendimentos em pediatria, urologia e vascular, além de exames em análises clínicas, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, mamografia, eletrocardiograma, radiologia, oftalmologia, endoscopia e ecocardiograma.
Com mais de 8 anos de funcionamento, a unidade hospitalar já realizou 4.514.085 atendimentos, entre cirurgias, consultas, internações e procedimentos de enfermagem e multidisciplinares. As cirurgias somam 24.547, internações com 35.483, enquanto as consultas e procedimentos (que incluem consultas multidisciplinares ambulatorial e internação, além de consultas médicas) somaram 1.850.419. Outros serviços complementares são ofertados, tais como; ação com atendimento oftalmológico que contabilizou 8.028, Agência Transfusional 18.740 e Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que somam 2.563.737 atendimentos.
O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro, atende casos de média e alta complexidade, e faz com que os pacientes da região da Baixada Maranhense sejam atendidos com eficiência. Com essa estrutura, a unidade recebe pacientes de hospitais municipais das cidades de abrangência, mediante processo da Central de Regulação. O hospital da rede da SES é gerenciado pelo Instituto Acqua. A unidade hospitalar possui 124 leitos, distribuídos da seguinte forma:
– 26 leitos de clínica médica;
– 13 leitos de clínica pediátrica;
– 13 leitos de pediatria cirúrgica;
– 3 leitos de urologia /nefrologia
– 3 leitos de neurocirurgia
– 18 leitos de cirurgia geral;
– 26 leitos ortopédicos;
– 12 leitos UTI adulto geral e
– 10 leitos UTI Pediátrica e Neonatal.