Notícias
SES leva atividades sobre saúde mental e cuidado integral à saúde da mulher para maternidades da rede estadual
- 29 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher e pela Redução da Mortalidade Materna, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu ações sobre “Saúde mental materna e cuidado integral à saúde da mulher”, nesta terça-feira (28), na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA). A programação incluiu roda de conversa sobre o cuidado integral à saúde da mulher, palestra sobre o Maio Furta-Cor, mês alusivo à saúde mental materna, houve ainda oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).
Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, da SES, a enfermeira Morgane Gomes, ressaltou o objetivo das ações voltadas para redução da mortalidade materna. “Nossas ações são para que todos os profissionais e as gestante entendam a importância de fazer o pré-natal, porque é uma fase da gestação que é possível identificar os riscos que essa mulher possa vir a ter e precisa de um atendimento especializado, um cuidado, um acolhimento”.
A gestante Alexia Muniz, de 26 anos, foi a maternidade para consulta de rotina e participou das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como a aromaterapia e auriculotepia ofertadas durante o evento. “Esse é meu terceiro acompanhamento. Faço o pré-natal com enfermeira obstetra e tenho gostado muito do atendimento, aqui tem excelentes profissionais, hoje foi ótima essa atividade para nós gestantes”, disse.
A psicóloga clínica e hospitalar, Sylvia Mello, que integra a equipe multidisciplinar da unidade e mediou a palestra sobre o Maio Furta-Cor e pontuou o acolhimento ofertado a gestante. “O acolhimento começa pela enfermagem e, posteriormente, vendo-se a necessidade de acompanhamento psicológico, ela é encaminhada para o setor da psicologia, e aqui fazemos o acompanhamento com o pré-natal psicológico durante parto e no pós-parto, que é fase puerperal dessa mulher que pode durar um ano. Também incluímos a rede de apoio que é acompanhante, a família, e temos essa preocupação com saúde mental e emocional dessa mulher. O que a gente busca com esses cuidados é prevenir que essa gestante evolua para uma depressão pós-parto”, frisou.
Na Maternidade de Paço do Lumiar foi realizada na última sexta-feira (24) uma roda de conversa com objetivo de reforçar cuidados integrais à saúde da mulher no período gestacional. A psicóloga e enfermeira Mariana Ávila, que atua nas atividades de promoção à saúde da mulher no pré-parto, detalhou os serviços ofertados às gestantes. “Ofertamos sessões de psicologia no ambulatório pré-parto, acompanhamento a essa gestante que continua durante toda a gravidez e depois que essa mulher tem seus filhos aqui, na fase do pós-parto o atendimento segue a beira-leito, elas recebem todo atendimento da equipe multidisciplinar”, disse.
As unidades Nossa Senhora da Penha, em São Luís, e a Maternidade de Paço do Lumiar, são referência em maternidade de risco habitual, oferta atendimento a gestantes e puérperas, consultas de pré-natal, assistência ao parto com direito a acompanhante. Além de vários serviços ambulatoriais, contam com equipe multidisciplinar e possuem o selo de iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).