Notícias
Secretário da Saúde visita Centro de Especialidade Ninar e dialoga com mães atípicas

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou, nesta quinta-feira (13), o Centro de Especialidade Ninar. Além de acompanhar as melhorias estruturais e assistenciais, o gestor estadual reuniu-se com mães atípicas de crianças atendidas no equipamento da rede estadual de saúde.
“Seguimos dialogando com as famílias de nossos pacientes para garantir a melhor assistência de forma personalizada e resolutiva. Na reunião desta quinta-feira pudemos fazer a escuta das mães, conversar com a direção e equipe técnica, pois o nosso objetivo é que as crianças não só recebam atendimento digno, mas também vivam com dignidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Durante a reunião, foram reforçadas também as medidas que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado para fazer a aquisição de 10 cadeiras de rodas novas que serão doadas a crianças com microcefalia que também são pacientes do Centro de Especialidades Ninar. O equipamento deve chegar em até 45 dias. O secretário Tiago Fernandes, acompanhado secretária adjunta de Assistência à Saúde, Kátia Trovão, dialogou com as mães atípicas.
A gestão estadual tem investido em melhorias no Centro de Especialidade Ninar e na assistência ofertada. No encontro desta quinta-feira, foram apresentados os relatórios das obras que estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), com destaque para a criação do abrigo de resíduos; ampliação de consultórios e farmácia; instalação do painel de chamadas; reforma dos dormitórios; readequação dos setores de coordenação de enfermagem, equipe multidisciplinar e supervisão de atendimento; reestruturação da acessibilidade de áreas comuns, reestruturação da Cozinha Amiga, entre outras. E ainda, o novo cronograma de cirurgias para correção de quadril em crianças com microcefalia.
Giuliana Dominices Rocha, de 25 anos, é mãe da Jade Helena Dominices Silva, de nove anos, criança que nasceu com microcefalia decorrente da infecção pelo Zika vírus. Giuliana e Jade são pacientes do Ninar desde o início das atividades em 2017. A mãe da criança destacou a importância das reuniões e do diálogo transparente com a gestão estadual.
“A gente também fica muito feliz porque a gente vê o cuidado que o governo está tendo com nossas crianças, com nossas famílias. E ter uma reunião, ter devolutivas, é algo muito importante porque a gente consegue ter uma visão de tudo que está acontecendo. A gente não fica ansiosa. O secretário Tiago Fernandes está dando bastante assistência nesse quesito, não só ele como toda a equipe dele. Eles realmente estão cumprindo com o que foi dito lá atrás, entre o primeiro encontro com o governador”, afirmou Giuliana.
De acordo com Maria Freire, arquiteta da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), órgão responsável pela execução das obras no Centro de Especialidade Ninar, a previsão é que a primeira etapa seja entregue ainda no primeiro semestre. “Hoje, nossa atenção está na ampliação da casa de abrigo de resíduo, ampliação do setor de farmácia, da recepção e também de algumas salas de atendimento. Segundo o nosso cronograma, esperamos terminar essa etapa até o dia 1º de maio de 2025”. Além disso, foi incluído no cronograma a execução da obra de acústica na sala onde é realizado o exame de eletroencefalograma.
“Na reunião de hoje trouxemos os avanços que foram realizados nesses últimos meses, e aproveitamos para falar sobre as melhorias, como também sobre as pendências com o intuito de sempre trazer qualidade de vida e um atendimento digno para as nossas crianças”, afirmou a diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, Danielle Falcão.