Notícias
Saúde, Segurança Pública e Defensoria Pública promovem ciclo de palestras sobre amamentação e introdução alimentar na Unidade Prisional Feminina
Mães privadas de liberdade da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), em São Luís, participaram da oficina “Amamentação e Introdução alimentar para lactantes”. A programação, realizada na quarta-feira (24), foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) em parceria com Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA).
“Nós estamos levando o SUS para uma população muito vulnerável. Estamos trabalhando os cuidados da Puericultura, que vai desde o pré-natal, até a idade máxima que eles [bebês] podem ficar com as mães, que são dois anos”, disse a coordenadora de Saúde Prisional, Cristiane Soares.
A Oficina promovida pelo Grupo de Trabalho da Maternagem abordou o tema amamentação e introdução alimentar. Outras capacitações estão previstas para 2023, como: a primeira dentição dos bebês, afeto mãe e filho, humanização da equipe de segurança, entre outros.
“Sou mãe de primeira viagem, não sabia nada sobre como amamentar, ajudar o bebê, e a oficina me ensinou tudo que eu não sabia. Agora me sinto melhor, foi muito bom”, disse uma interna da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM).
As palestras têm proporcionado muitos resultados. “Aprendi como alimentar a criança e como colocar a criança na mama certinho para se alimentar direito, a forma correta de dar a fruta e identificar quando ela está de barriga cheia. Aprendi a fazer as coisas de forma correta”, disse outra interna da UPFEM.