Notícias
Pacientes do Hospital de Oncologia do Maranhão celebram carnaval com programação especial

As marchinhas do “Bloquinho da Prevenção à Saúde” ecoaram nos corredores do Hospital de Oncologia do Maranhão. A ação foi realizada nesta quinta-feira (27) na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Eu gosto muito de alegria. Eu amo o carnaval! Então, eu vou me levantar da cama e dançar. Isso ajuda a esquecer um pouquinho porque é maravilhoso, sabia!? Alivia dores, alivia o cansaço, o estresse. Dá vontade de ir com a banda”, disse a paciente Maria de Fátima Cunha, de 41 anos, internada em tratamento na unidade.
A programação é especial para os pacientes em tratamento na unidade, assim como os acompanhantes e os funcionários, que sempre aproveitam para entrar na brincadeira. Para este ano, a atividade contou com o apoio maestro Chico Newman e banda, que percorreram enfermarias, leitos e UTI, pós-operatório e ala de medicação.
“Todos os eventos que a gente proporciona aqui no hospital e na Casa de Apoio de Oncologia visam a inclusão do paciente na sociedade, manter eles dentro da cultura do nosso país e do nosso estado, seja quando fazemos a festa de final de ano, ou de Natal e São João, sempre com o sentimento de alegria e descontração”, afirmou o diretor assistencial do Hospital de Oncologia do Maranhão, Waldesio Moraes.
E, para incentivar a diversão de modo responsável, também foi colocado à disposição de todos uma banquinha com distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de unidades de gel lubrificante. “A ideia foi passar em todos os setores e recepções levando alegria a todos. Assim como fizemos na Casa de Apoio, trouxemos o carnaval até os pacientes para que possam participar”, acrescentou o coordenador administrativo do hospital, Cláudio Garcês.
É o caso da Maria da Glória Borges, de 76 anos. Em tratamento na unidade, a paciente esteve nesta quinta-feira no Hospital de Oncologia para realizar biópsia na tireoide. “Muito bom, muito gratificante porque alegra as pessoas. Eu desejo tudo de bom para todos que trabalham no hospital. Carnaval é diversão para quem é novo e também para todos nós que estamos vivos. A gente sente os problemas, enfrenta dificuldade, problema de saúde e tudo, mas a gente tem que erguer a cabeça e ser alegre”, comentou Maria da Glória.
A filha dela, Sara Freitas, de 48 anos, aprovou a iniciativa do hospital. “Quando ouvi eu falei para ela que era uma coisa interessante. É um meio de trazer um pouco de alegria tanto para os funcionários, como também para os acompanhantes e pacientes. Achei uma ótima ideia”, pontuou Sara.
O Hospital de Oncologia do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes fica localizado no bairro Madre Deus, em São Luís. A unidade é a referência estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para tratamento ao câncer destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Maranhão.