Notícias
Paciente do Hospital Dr. Carlos Macieira realiza sonho de andar de avião

João Vitor Barbosa Diniz, de 14 anos, é paciente em cuidados paliativos do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), da rede estadual de saúde. Na manhã desta quinta-feira (8), ele realizou um sonho: andar de avião! O momento especial aconteceu no Aeroporto de Paço do Lumiar – Novaero, marcado por emoção, cuidado e acolhimento.
A ação integra a Política de Humanização do HCM, hospital referência em alta complexidade no Maranhão e Acreditado ONA 2. O passeio foi organizado pela equipe multiprofissional da instituição. O adolescente, natural de Cururupu e residente em São Luís há quatro anos, foi recebido com muita emoção pelos pilotos da aviação civil e teve a oportunidade de realizar o maior desejo da sua vida: andar de avião sobrevoando o mar, uma experiência inédita para ele.
João Vitor é portador de miocardiopatia restritiva, uma cardiopatia grave e progressiva, e encontra-se em internação prolongada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica Pediátrica do HCM, acompanhado pela equipe multiprofissional e pelo serviço de cuidados paliativos.
“O João é um paciente em estado grave e, em conversa com a equipe multidisciplinar, ele externou o sonho de ser piloto. Prontamente organizamos e providenciamos todo o suporte. Contamos com a ajuda da psicóloga Alexandra, que se mobilizou para tornar tudo isso possível. Conseguimos proporcionar essa experiência e alegria a ele, e estamos muito felizes e gratos por tudo”, declarou a médica intensivista Érika Sá.
A experiência foi cuidadosamente planejada para garantir segurança e bem-estar ao adolescente. Para o piloto da aviação civil João Guilherme Sáfadi, que organizou e preparou a equipe do aeroporto para o passeio, o momento teve um significado especial. “Esse também foi o meu sonho um dia. Poder proporcionar essa vivência ao João é motivo de honra e emoção”, afirmou.
A madrinha e cuidadora de João Vitor, Elenilce Ribeiro, de 50 anos, que o acompanha de perto no tratamento, também comentou a emoção de viver esse momento. “Ele está amando tudo isso, e nós também por realizar esse desejo dele. Estamos vindo de uma longa batalha. Após uma consulta de rotina, descobrimos que ele teria que passar por procedimentos urgentes, e por isso estamos há quase dois meses nesta internação no Hospital Carlos Macieira”, relatou.
“O estado dele é grave, mas Deus sabe o dia e a hora. Os cuidados continuam, e o atendimento no Hospital é maravilhoso. Médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal da limpeza… todos são muito dedicados. Eu digo para o João que parece que estamos num hospital particular. Os profissionais são uns amores”, Elenilce acrescentou.
A psicóloga do HCM, Alexandra Sáfadi, destacou a importância do momento. “Somos muito gratos por permitir que o João realize esse sonho. Em um momento tão delicado, realizar desejos também é uma forma de cuidado, de acolhimento e de amor”, externou.