Notícias
Oficina discute Redes de Atenção à Saúde no âmbito da Planificação no Maranhão
- 31 de outubro de 2023
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Atenção Primária Notícias SES
Nesta terça-feira (31) e quarta (1º) acontece em São Luís a Oficina de Redes de Atenção à Saúde no âmbito da Planificação no Maranhão. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é executada em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Ministério da Saúde e a Umane, com foco em mais uma etapa para implantação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) na macrorregional Sul.
A oficina conta com a participação de profissionais das áreas técnicas da SES, bem como das Unidades Regionais de Saúde (URS), Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (Dsei/MA) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA).
“Nosso secretário de Saúde, Tiago Fernandes, tem o objetivo de planificar o Maranhão como um todo e estamos trabalhando para isso. Nós queremos trabalhar uma nova abordagem, que supere o modelo de atendimento segmentado, e através da Planificação vamos conseguir isso. É um outro olhar onde fortalecemos a APS e toda a Rede de Atenção à Saúde ”, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
Presente na oficina, o coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino ressaltou o compromisso da gestão da SES com a planificação da saúde no Maranhão. “É extremamente importante e elogiosa essa disposição da Secretaria em expandir a Planificação que é algo que parte dos técnicos já conhecem. Mas, essa expansão não vai apenas aumentar a abrangência da aplicação da metodologia, ela vai agregar um elemento diferencial também para a saúde indígena. Nós [Conass] sempre tivemos muita dificuldade em trazer a saúde indígena para o SUS, e agora nossa ambição não é só trazer, mais trazer na perspectiva da planificação, onde o foco é mudar a forma de organizar o cuidado, para que os pacientes se tornem agentes da sua própria saúde, num esforço conjunto para ajustarmos a nossa forma de atuar às necessidades da população”, frisou Fernando Cupertino.
Coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino (Fotos: Israel Pontes).Nos dois dias de atividades, a programação envolve discussões sobre análises dos cenários epidemiológicos no estado, inclusive da população indígena, elaboração de plano de ação, entre outros temas. “A oficina traz esse alinhamento conceitual sobre Rede de Atenção à Saúde, como fazer a integração da APS com a atenção ambulatorial especializada e ainda, como organizar o acesso da população aos serviços de saúde para esses profissionais que irão trabalhar nesse processo de expansão”, destacou o coordenador estadual da Planificação no Maranhão, Luís Saulo Santos.
O idealizador da PAS, Eugênio Vilaça, proferiu a palestra ‘Os desafios para a implantação da Planificação da Atenção à Saúde’, durante a abertura da oficina. “É uma nova resposta de organização do SUS para dar conta da realidade epidemiológica que é dominância do perfil de doenças das condições crônicas. Há uma crise no sistema de saúde do mundo e do Brasil, de que o sistema fragmentado que praticamos deu conta das doenças agudas, mas não está dando conta dessa nova realidade que surge pelo envelhecimento da população e pela predominância das doenças como asma, diabetes e hipertensão. A Planificação surge para fazer essa transição para um sistema fragmentado para outro organizado em redes de saúde”, apontou.
A tesoureira do Cosems, a secretária de Saúde do município de São Mateus, Lucélia Martins, destacou o processo de implantação da Planificação na cidade. “A planificação é um presente para o SUS e o sonho de todo usuário. É dessa rede de atenção que as pessoas precisam. Eu me perguntava quando ela chegaria em nossa cidade e conseguimos fazer a adesão e hoje nós já vemos a diferença na UBS escolhida como piloto, onde a gente percebe a mudança, desde a organização da unidade até o conhecimento do seu território”, comemorou.
Participaram da oficina a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Cristiane Scolari Gosch; a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista; e a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Indígena do Dsei/MA, Léa Márcia Costa.