Notícias
Novembro Azul: Governo promove ação com profissionais do transporte público de São Luís

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso e da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (25), a ação de encerramento da Campanha Novembro Azul, que neste ano trouxe o tema “Te Cuida, Homem”. O público-alvo foram os profissionais da empresa Transportes Coletivos Maranhense Ltda. (TCM), situada no bairro da Forquilha, em São Luís.
“Foi uma oportunidade para que o público pudesse receber orientações sobre cuidados e atendimento médico caso algum deles apresentasse alteração hipertensiva ou indícios de diabetes. Para tanto, aproveitamos para fazer o direcionamento ao posto de referência mais próximo de suas residências, reforçando a importância da vigilância e do autocuidado”, afirmou a técnica da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Lindalva Filgueiras.
A iniciativa teve como objetivo chamar atenção para a importância da prevenção em saúde do público masculino, oferecer acesso a atendimentos básicos e incentivar os participantes a procurarem os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhamento específico, além de promover a multiplicação de informação.
“Significa que nós temos estratégias de prevenção que possibilitam que este homem se conheça e leve a informação necessária para, dentro da sua comunidade, ser um multiplicador. A prevenção ainda é o melhor método”, destacou a técnica de referência do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Laíne Sodré.
A programação, realizada das 9h ao meio-dia, disponibilizou aos trabalhadores serviços como atendimento em saúde bucal, orientação nutricional, testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Durante a ação, foram ofertadas cerca de 200 amostras de preservativos masculinos, géis lubrificantes e 50 autotestes de HIV.
Luís Ramos, de 51 anos, funcionário da empresa há 25 anos, sendo 12 como motorista, aprovou a iniciativa. “Uma ação como essa é muito boa porque ajuda o funcionário a ter mais consciência. A função que a gente faz é corrida, então é um incentivo”, afirmou.
O motorista Fredson dos Santos, de 44 anos, também participou da atividade e ressaltou sua importância:“Para mim foi uma iniciativa positiva, pois facilita o acesso a serviços de saúde para quem passa muito tempo no trabalho e não consegue ir a um posto de saúde. Na minha família teve um caso de câncer de próstata, que foi o do meu pai, então isso me incentiva a todo ano fazer esses exames, porque se tiver alguma coisa, no começo é mais fácil de cuidar”, compartilhou.