Notícias
Novembro Azul: Governo do Maranhão realiza ação de saúde no Pátio Norte Shopping
Com o tema “Se Liga! Prevenção é o ano todo”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu neste sábado (23) uma ação especial da campanha Novembro Azul no Pátio Norte Shopping, em São Luís. Durante o evento, foram ofertados serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos para sífilis, glicemia e orientação nutricional, além da distribuição de preservativos e autotestes para HIV.
A iniciativa reforçou a importância do cuidado integral com a saúde e a prevenção de doenças, especialmente entre os homens. A escolha do shopping como local da ação foi estratégica, por ser um espaço público com grande circulação de pessoas e famílias inteiras, que puderam se beneficiar das atividades e serviços ofertados. Essa abordagem amplia o alcance das campanhas de saúde, incentivando diferentes públicos a adotar medidas preventivas e buscar cuidados médicos regulares.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda, destacou a relevância dessa iniciativa. “Essas ações têm um fator determinante, que é chamar a atenção da população em geral, em especial a população masculina, porque diz respeito à prevenção de doenças, trabalhando sempre na prevenção e na promoção da saúde. Então, a Secretaria tem trabalhado em todos os espaços possíveis para chamar a atenção da população, para que a gente traga esses homens para dentro dos serviços de saúde”, destacou Claudiana.
Além dos serviços de saúde, a programação incluiu atividades educativas para homens, chamando atenção para cuidados que vão além da prevenção do câncer de próstata e de pênis, abordando o autocuidado como um todo. “Anualmente eu estou fazendo acompanhamento de próstata. Então hoje, esta aqui tem vacinação, tem teste de glicemia, pressão arterial. Então isso também ajuda nesse conjunto do contexto da saúde porque é difícil a gente encontrar e quando a gente encontra, tirando do bolso é mais difícil. E tendo aqui tudo isso, aqui é muito bom para a gente, né?”, frisou o lavrador Enesilton Teixeira, 54 anos.
Outro participante, o vigilante José Ramos, 44 anos, perdeu o pai há duas semanas para o câncer de próstata e fala da importância do acompanhamento regular. “Tá com duas semanas que eu perdi meu pai para o câncer de próstata avançado. Isso aí nos preocupou muito né? E o médico para a gente fazer uns exames e também procurar cuidar da nossa saúde. Porque às vezes a gente por fora pensa que está tudo certo, mas não sabe por dentro. E aí é muito importante essa ação que o governo está fazendo. E aí, como moro pertinho, eu aproveitei pra mim fazer logo esses atendimentos”, contou o vigilante.
Dados
Os dados reforçam a importância da prevenção. De janeiro a agosto de 2024, o Maranhão registrou 665 internações por câncer de próstata e 81 casos de câncer de pênis. Nesse mesmo período, ocorreram 292 óbitos por câncer de próstata e 17 por câncer de pênis, evidenciando a importância de ações preventivas.