Notícias
Hospital Regional de Balsas realiza assistência materno-infantil para gestantes de alto risco
Referência em assistência de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral na região Sul do estado, o Hospital Regional de Balsas, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o atendimento materno-infantil para gestantes que precisam do suporte de UTI Neonatal. Foi o caso da estudante Yasmin Canário Leite, 17 anos, que precisou da internação da filha, Isis Nefertari Canário de Araújo, na terapia intensiva. As duas tiveram alta da unidade de saúde na última terça-feira (19).
O parto foi normal, com 32 semanas de gestação, e a bebê nasceu pesando 1,566kg e 42cm de estatura. A gestante sabia que a filha ia nascer prematura. “Eu não sabia que estava grávida. Quando eu descobri já estava no terceiro mês o médico falou que havia um espaço no útero e poderia ter prematuridade”, disse Yasmin.
E assim aconteceu. Yasmin, que mora no povoado Batavo, foi fazer a prova do Enem em Balsas, no domingo. No mesmo dia, fez exame de imagem e foi observado que o parto estava próximo. Na terça, ela foi internada e três dias depois teve o parto. “Tive que internar porque tinha essa condição da prematuridade. Como é minha primeira gravidez, tudo foi muito difícil, mas o atendimento foi muito bom. A equipe me ajudou em tudo, na amamentação, nas orientações e cuidados que eu necessitava”, ressaltou a gestante.
A admissão da recém-nascida na UTI Neonatal foi devido a desconforto respiratório e a bebê fez uso do aparelho CPAP. Em seguida, o tratamento incluiu antibióticos e fototerapia. A unidade de terapia intensiva conta com 3 leitos de UTIN, 1 leito de Ucinco e 2 leitos de Ucinca.
Os pacientes admitidos na UTIN seguem acompanhamento conforme a necessidade e de acordo com cada caso. As altas dos três setores seguem, posteriormente, para acompanhamento no ambulatório de pediatria da unidade até que o médico avalie e determine a alta também do ambulatório, com exceção dos prematuros que recebem alta e tem acompanhamento de ganho de peso ideal até os 6 meses ou até 1 ano de idade.
A UTI Neonatal dispõe de ventiladores mecânicos, incubadoras, berços aquecidos, aparelhos para fototerapia, além de exames de imagem e laboratoriais disponíveis. A assistência é garantida por uma equipe composta por médico neonatologista, enfermeiros, fisioterapeuta, intensivista e técnicas de enfermagem.
Inaugurado em 2017, o hospital já realizou 2.639.391 atendimentos em pouco mais de 6 anos. Destes, 17.660 atendimentos foram partos. O hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua, passa por obras de melhoria que vão garantir a ampliação da assistência para a região. As reformas iniciaram em julho. Também, neste ano, a unidade de saúde recebeu reconhecimento por cumprir os requisitos exigidos de boas práticas de assistência materno-infantil do Ministério da Saúde, o Selo Amigo da Criança.