Notícias
Hospital de Câncer do Maranhão reúne profissionais e acompanhantes para celebração de aniversário de paciente
- 30 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Alzemira Santos do Vale comemorou 50 anos de vida com bolo, doces, refrigerante, música e muito carinho de seus familiares e amigos próximos. A ação, executada nessa segunda-feira (29) no Hospital de Câncer do Maranhão, da rede Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de humanizar e intensificar os cuidados com os pacientes e seus familiares.
“Eu estou muito emocionada. Muito feliz. Apesar de algumas dores, me sinto contente porque estou com a minha família e com todos vocês que cuidam de mim”, disse a paciente Alzemira Santos do Vale, assistida na unidade da rede estadual.
Em tratamento contra um câncer no pâncreas há mais ou menos 9 anos, a paciente se encontra em cuidados paliativos há cerca de dois meses.
O diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, Leoberth Araújo, ressaltou o papel do cuidado paliativo para o paciente. “Paliação não significa tirar medicações, ou somente abreviar e aliviar a dor. Significa fazer com que o paciente viva melhor, respire melhor e se alimente dentro das suas limitações do momento”, comentou.
Com base nisso, o Hospital de Oncologia do Maranhão disponibilizou uma equipe de profissionais formada por médicos oncológicos, enfermeiros, fisioterapeutas, serviço social, nutricionista e capelão, todos prontos para incentivar a autonomia do paciente. Os profissionais levam em consideração os sintomas físicos, sociais, psicológicos e a inclusão da família.
Para Alíria Magda Santos Gomes, de 32 anos, celebrar o aniversário da irmã é muito significativo “É um momento de realização plena, de estar ao lado da família, participar do momento, afinal de contas, é meio centenário, né? Então, é importantíssimo. Se eu pudesse resumir em uma frase, diria que a minha irmã é um milagre de Deus”, afirmou.
A primeira etapa no parecer voltado para o paciente que iniciará o processo de cuidados paliativos tem como ponto de partida reunião entre o médico oncologista, a equipe de profissionais que assistirá o caso e a família, incluindo os cuidadores, caso haja.
No encontro, é passado sobre o plano terapêutico e o que vai ser feito dali por diante. No caso da dona Alzemira, o desejo dos familiares foi comemorar o aniversário da paciente, resinificando a data. “A gente coloca tudo que vai ser feito, conversa com a família, deixa tudo alinhado. Realizar o aniversário desse paciente para a gente é muito tranquilo, porque é uma rotina. A gente tem que ressignificar aquela notícia que é dada à família, dizendo que estamos ali, que iremos cuidar deles”, observou a coordenadora de enfermagem da Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer do Maranhão, Camila Alencar.
Eulânia Santos, mãe de Alzemira, destacou a forma amorosa e respeitosa do tratamento. “Ela tem um carinho de todos, então eu só quero agradecer a todos que a têm acompanhado nessa jornada, pois como já foi falado, nunca houve muita fraqueza nela. Sempre alegre, sempre corajosa, sempre com força e sempre na esperança e na fé de vencer”, ressaltou.
Dos 118 leitos da unidade, 16 são destinados a pacientes em cuidados paliativos. O Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes”, localizado no bairro Madre Deus, em São Luís, é referência estadual em tratamento ao câncer. O equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é administrado pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas).