Notícias
Hospital Carlos Macieira celebra o mês dos cuidados paliativos com treinamento
Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, participaram nesta semana do treinamento ‘Últimos Socorros’, ministrado pelo especialista em Medicina Paliativa, Ricardo Medeiros. A atividade marcou o mês em alusão aos cuidados paliativos na unidade de saúde gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Instituto Acqua.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado em 14 de outubro e, neste ano, o tema reflete a importância das comunidades compassivas. “O calendário é uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ressalta, nesse ano, a importância dessas comunidades para pessoas e famílias que convivem com doenças ameaçadoras de vida. A importância dessas comunidades como mediadoras entre essas pessoas e o cuidado paliativo, que nem sempre é acessível pelas unidades de saúde, muitas vezes por órgãos não-governamentais e outras instituições e comunidades”, disse Vanise da Mota, médica que integra a equipe de cuidados paliativos do HCM.
O hospital mantém o serviço desde 2016 com equipe de pareceristas que inclui quatro médicos, enfermeira e assistente social. Os profissionais trabalham em parceria com a equipe assistencial nas etapas de cuidados que podem ser a desospitalização, os cuidados crônicos, o retorno para casa ou cuidados ambulatoriais. Atualmente, 18 pacientes são acompanhados pela equipe de Cuidados Paliativos do Carlos Macieira. Na rede estadual de saúde do maranhão, são três unidades que realizam o serviço.
O treinamento, que foi realizado na última terça-feira (3), sobre últimos socorros, abordou os cuidados na fase final da vida, quando é possível prever – a partir de um conjunto de sinais e sintomas clínicos – o tempo de vida do paciente e o que ele deseja viver nessa etapa. “A vida é finita e a gente quer dar qualidade de vida nessa assistência, aliviando sofrimento e controlando sintomas. Então, tem paciente que quer aproveitar esse momento e fazer seu planejamento de despedidas, perdões, acolhimentos; outros não e deixam a critério da família conduzir essa etapa”, explicou Ricardo Medeiros.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (WHPCD) é um dia de ação unificada. O cuidado paliativo é uma abordagem interdisciplinar que otimiza a qualidade de vida e reduz o sofrimento relacionado à saúde de pessoas com doenças muito graves e de seus cuidadores. O WHPCD é comemorado todos os anos há 17 anos.
O tema para 2023 é ‘Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos’. A compaixão é definida como um forte sentimento de empatia pelas pessoas que estão sofrendo e um desejo de ajudá-las. Os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida das pessoas que enfrentam doenças graves, não apenas no final da vida, mas durante toda a trajetória da doença, desde o diagnóstico. Ele também abrange a saúde e o bem-estar dos cuidadores, o que inclui o apoio à dor e ao luto.