Notícias
Homenagens marcam ações no Dia Nacional da Doação de Órgãos na rede estadual de saúde
O tema da campanha do Setembro Verde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Doação de órgãos – Fale sobre isso”, que reforça a promoção do diálogo sobre a doação. Durante a programação alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, famílias doadoras, profissionais e instituições foram homenageados, sexta-feira (27), em ação coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET) e a Organização de Procura de Órgãos (OPO), no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA).
Em 2024, mais de 200 pessoas saíram da fila de espera por transplantes no Maranhão. Entre os representantes das famílias doadoras, Carlos Miguel Silva, de 19 anos, foi um dos homenageados com certificado de gratidão. “Naquele momento de dor, em que recebemos a notícia da morte encefálica do meu irmão, tivemos o acolhimento e o abraço da equipe de profissionais, que fizeram toda a diferença para o nosso sim em optar pela doação de órgãos. Foi um gesto de amor e hoje tanto ouvir quanto compartilhar esses depoimentos nos deixa muito sensibilizados ainda”, comentou.
A coordenadora administrativa da Central Estadual de Transplantes (CET), Heloísa Furtado Oliveira Lima, lembrou da importância do diálogo sobre a doação de órgãos. “Temos um trabalho diariamente de realizar visitas diversos setores do hospital e explicar como funciona todo o processo. Quando temos um sim da família, quando há uma doação, conseguimos dar uma nova chance a quem espera”, explicou.
Há um ano e quatro meses, a estudante Nayara Alencar, de 28 anos, moradora da Chácara Brasil passou pelo transplante de rins. Ela detalhou as melhorias de vida após o transplante. “É gratificante poder está aqui para compartilhar esse momento, depois de período de transplante, eu olho para trás e vejo o quanto minha vida mudou, quanto sou mais ativa, hoje tenho uma melhor qualidade de vida, posso beber água, me exercitar, fazer coisas que eram restritas quando fazia hemodiálise”, contou a estudante.
A programação contou ainda com a participação da banda de música de Polícia Militar do Maranhão. Atualmente, de acordo com a Central Estadual de Transplantes (CET), a fila de espera de córneas é de 661; rins 236 e fígado 6.