Notícias
Governo reforça importância do cuidado do homem com ação Novembro Azul no Rio Anil Shopping
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, neste sábado (16), ação alusiva à campanha Novembro Azul, com stand instalado no segundo piso do Rio Anil Shopping. Com o tema “Se liga! Prevenção é o ano todo”, a iniciativa reforçou a importância de o homem se cuidar ao longo da vida, e ofertou serviços de saúde, atividades educativas e vacinação.
“O nosso principal objetivo é trabalhar a saúde integral do homem e o autocuidado. É de suma importância que a população de forma geral, em especial os homens maranhenses, levem as suas queixas para dentro dos serviços de saúde, para compreender que esse é um momento ímpar, a fim de todos estarem alertas caso seja detectado algum agravo”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES, Claudiana Miranda.
Na ação, os homens receberam orientação sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. Foi incluído a chamada para a realização do exame PSA ou Antígeno Prostático Específico, disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), dicas de higiene e vacinação contra HPV na prevenção ao câncer de pênis. Além disso, profissionais de saúde realizaram atendimentos para aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e orientação nutricional.
Na ocasião, também foram disponibilizadas doses do Calendário Nacional de Vacinação de forma a atender crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Entre os imunizantes ofertados estavam a vacina contra Hepatite B, VIP, Rotavírus, Penta, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, dT, HPV, Meningo ACWY e DTpa, entre outras.
André Magalhães, de 44 anos, é motorista particular e ficou sabendo da ação no Rio Anil Shopping por pessoas próximas. Segundo ele, o acesso à informação é indispensável. “Eu achei uma ideia interessante, porque às vezes a pessoa não tem informação e tempo disponíveis, até porque tem que derrubar essa barreira, esse preconceito. O outubro é rosa das mulheres, novembro é azul dos homens, então é procurar os seus médicos, ir às consultas para se um dia for diagnosticado esse câncer, ele ter como se recuperar”, pontuou André.
O pedreiro Carlos Costa, de 62 anos, soube da ação e não perdeu tempo para aproveitá-la. “É muito bom porque todo mundo tem que cuidar da saúde. Prevenir para quando chegar na terceira idade poder viver mais uns anos na vida”, compartilhou.